top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorGestão Cuidar

10 curiosidades sobre a cremação

Primordialmente, quando se perde um parente ou alguém querido, se torna uma escolha o destino para o seu corpo. Em geral, algumas pessoas optam pelo enterro, já outras pela cremação.

Em alguns países, essa prática chega a ser em boa parte dos falecidos, entretanto, em outros lugares, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto, por isso, acabam optando por outro processo. Para evitar essa situação, é importante pesquisar sobre o assunto e conversar com quem é especialista.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.

Então, confira o nosso post até o final para saber mais sobre o assunto.


preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.

01 - EXISTE A BASTANTE TEMPO

A princípio, o que muitos não sabem é que o ato da cremação que já existe há bastante tempo gradualmente, vem sendo aderida por diversas culturas. Alguns especialistas afirmam, que a cremação já era realizada pelos gregos a mil anos a.C.

Os romanos também tinham essa prática em sua cultura, tendo início em 750 a.C, mas nesse caso, a cremação era sinônimo de riqueza.

02 - É BASTANTE COMUM EM ALGUNS LUGARES

Em geral, alguns países do Ocidente consideram a cremação como uma prática purificadora, estabelecida como a responsável por eliminar defeitos e liberar a alma do indivíduo.

Um exemplo é na Grécia Antiga, onde todo o processo era feito em fogo aberto e as cinzas eram liberadas nas terras natais.

03 - PROCESSO PRÁTICO E HIGIÊNICO

Além de tudo, a cremação é considerada um processo mais higiênico e prático, quando comparado aos demais, pois, essa prática evita a proliferação de várias doenças.

04 - EXISTEM LOCAIS ONDE A CREMAÇÃO É OPÇÃO SEMPRE

Um dos países que mais realiza esse processo é o Japão. A estimativa é que cerca de 99,9% dos mortos são cremados ao invés de enterrados. Já nos EUA, esses números chegam a 37%, no Canadá é de 80%, assim como em vários outros locais.

05 - ALGUNS CASOS SÃO PROIBIDOS

De acordo com a lei, é proibido que um corpo seja cremado caso a morte tenha sido violenta. Nesse sentido, o processo só é aceito, caso a autoridade responsável pela investigação autorize.


06 - A GEOGRAFIA TAMBÉM INFLUENCIA

O que muitos não sabem, é que a geografia também pode influenciar na decisão de cremação. Em outras palavras, quando um país possui pouca extensão em território, eles são obrigados a optar pela cremação, como por exemplo, o Japão.


07 - NÃO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE

Outro quesito que muitas pessoas não sabem, é que a cremação é o meio que não oferece riscos ao ambiente, pelo contrário, além de evitar ocupar espaços em cemitérios, essa prática não oferece nenhum risco de contaminação ao solo ou qualquer outro tipo de poluição.


A cremação não prejudica o meio ambiente

08 - OPÇÃO ECONÔMICA

Geralmente, optar pela cremação acaba sendo descartada por muitos julgarem que os valores são altos. Entretanto, esse processo tende a ser mais econômico do que os sepultamentos. Isso porque, não há a necessidade de alguns custos, como terreno, locação de espaço, comprar jazigo, manutenção e vários outros.


09 - AS RELIGIÕES CONSTATAM A PRÁTICA DE MANEIRA DIFERENTE

A prática da cremação para algumas religiões é vista de maneiras diferentes. No caso do Islamismo, candomblé e judaísmo, esse processo é totalmente proibido. Isso porque se acredita que o corpo deve voltar à terra.


10 - URNAS FUNCIONAIS

Atualmente, existem duas opções de urnas onde são colocadas as cinzas. Uma delas é a hidrossolúvel, ou seja, a que deve ser colocada no mar e dissolvida naturalmente. Já a bio-urna, permite que as cinzas sejam colocadas junto com uma semente, fazendo com que elas se desenvolvam juntamente com a planta.


A San Matheus possui as melhores urnas de cremação funcionais.

 

Conte com todo o apoio e logística da funerária San Matheus. Entre em contato conosco pelo telefone: (61) 4042-7199 ou se preferir, pelo WhatsApp.


San Matheus, serviços funerários humanizados.
San Matheus, serviços funerários humanizados.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page