top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

A importância da sustentabilidade no setor funerário

A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, incluindo o setor funerário.

No Brasil, os empreendedores do ramo funerário encontram muitas dificuldades relacionadas às questões ambientais.


A atividade, embora tão necessária para a sociedade, ainda não possui definições na legislação ambiental.

No setor funerário seria de extrema importância para garantir a preservação do meio ambiente.

A importância da sustentabilidade no setor funerário
Ademais, a conscientização dos clientes sobre as opções sustentáveis disponíveis no mercado funerário também desempenha um papel fundamental nesse processo.

Além de implementar práticas sustentáveis, as agências funerárias desempenham um papel importante na conscientização ambiental, oferecendo informações e orientações sobre práticas ecologicamente corretas, incentivando a escolha de alternativas mais responsáveis e menos impactantes para o planeta, como a cremação ecológica; uma opção mais sustentável em comparação com o sepultamento tradicional.


A cremação possui um menor impacto ambiental, pois consome menos espaço físico e evita a contaminação do solo por substâncias químicas utilizadas no processo de embalsamamento.


A forma como lidamos com as cinzas depois da cremação, podem ter um impacto significativo no meio ambiente, pensando nisso, é importante saber como e onde podemos depositar essas cinzas.

Leia mais sobre o que fazer com as cinzas do velório clicando aqui.

A funerária San Matheus possuí urna cinzaria ecológica específica, onde se pode colocar as cinzas depois da cremação.


Essa urna cinzaria ecológica enterrada com adubo e semente nascerá uma linda árvore colaborando assim para a sustentabilidade do planeta.



É fundamental que as empresas funerárias adotem práticas sustentáveis em suas atividades.

Outra maneira pela qual o setor funerário pode auxiliar na preservação do meio ambiente é incentivando a realização de cerimônias simplificadas e sem excessos.


Isso inclui evitar o uso de flores artificiais e outros elementos não biodegradáveis nas homenagens póstumas.


Dessa forma, é possível promover uma mudança cultural em relação aos rituais fúnebres, tornando-os mais alinhados com os princípios da preservação ambiental.


Por fim, a implementação de políticas internas voltadas para a redução do desperdício e o consumo consciente de recursos também faz parte da atuação sustentável que as empresas funerárias podem adotar.


A funerária San Matheus demonstra um compromisso com a preservação ambiental por ser referência em cremação no Distrito Federal e mais ainda por estar prestes a inaugurar um novo crematório bem pertinho de Brasília.

 

A funerária San Matheus, está aqui para te auxiliar e guiar na hora de planejar e expressar seus desejos. Clique aqui e fale conosco. Temos um time trabalhando 24h para sanar todas as suas dúvidas!

San Matheus, serviços funerários humanizados.
Tem interesse na profissão? Entre em contato pelo atendimento@funeráriasanmatheus.com e tire suas dúvidas.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page