O mês de agosto é conhecido também, como o "agosto Lilás". Um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A cor lilás simboliza a luta pelo fim da violência doméstica e familiar, que ainda afeta milhares de mulheres em todo mundo, este movimento busca alertar a sociedade sobre a importância de denunciar qualquer tipo de agressão contra as mulheres.
As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada".
Durante todo o mês são realizadas diversas ações entre elas tem o projeto "Quebrando o Silêncio".
O "Quebrando o Silêncio" é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto.
Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.
A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.
Saiba mais no site oficial: quebrandoosilencio.org.
Nesse mês sempre a debates para informar e mobilizar a população sobre os direitos das mulheres e as formas de apoio disponíveis para aquelas que sofrem violência.
É fundamental que cada um de nós se comprometa com essa causa, promovendo respeito, igualdade e empatia em nossas relações interpessoais, juntos podemos fazer a diferença.
Além de chamar atenção para as estatísticas alarmantes de violência contra a mulher, o agosto Lilás também tem o objetivo de incentivar as vítimas a romperem o ciclo da agressão e buscarem ajuda especializada.
Todos devem estar atentos e dispostos a oferecer suporte e acolhimento às mulheres que enfrentam essa situação tão delicada, a solidariedade é fundamental nesse processo.
Portanto, neste agosto Lilás, vamos nos unir em prol da igualdade de gênero e do respeito às mulheres.
Se você conhece alguém que está passando por uma situação de violência doméstica, não hesite em oferecer ajuda e encorajamento. Denuncie!
A funerária San Matheus apoia esse projeto. Juntos podemos construir uma sociedade mais justa e livre de violência contra as mulheres. Clique aqui e fale conosco. Temos um time trabalhando 24h para sanar todas as suas dúvidas!
Comments