BLOG

  • Cláudia Lima

Cemitérios- Museu à Céu Aberto

Erroneamente, muitas pessoas ainda associam os cemitérios a lugares ligados apenas a morte e ao sofrimento.

No entanto, alguns deles são verdadeiras obras de arte, repletos de túmulos, estátuas e detalhes impressionantes.

Em outras palavras, eles são praticamente museus a céu aberto.

Espaços como esses têm muito a oferecer para quem os visita, como histórias incríveis, a evocação de personalidades que viveram centenas de anos atrás e uma magnífica e impressionante arquitetura.



Vamos conhecer alguns lugares únicos e que merecem uma visita na sua próxima viagem?


Então, confira mais sobre o tema na sequência!


Por que alguns cemitérios geram tanto interesse turístico?

Resumidamente, podemos afirmar que os cemitérios já não cumprem mais apenas seu papel de receberem os corpos de entes queridos após uma cerimônia fúnebre.

Eles são, mais do que nunca, lugares associados à memória.


No caso dos construídos em meados do século XIX, por exemplo, há uma tendência grande ao acúmulo de manifestações artísticas em seus mais variados modelos, como esculturas, arquitetura ímpar e belos poemas gravados entre as lápides.


Há também os cemitérios que abrigam os túmulos de figuras famosas, como escritores, pensadores e grandes músicos de sua época, atraindo assim uma horda de fãs e curiosos de todos os tipos, como é o caso do parisiense Père-Lachaise, que recebe milhares de visitantes todos os anos.


É exatamente daí que surge a proposta de museu a céu aberto, a final, nada mais atraente para os turistas do que encontrar tudo em um só lugar, com o bucolismo particular que somente um local como esse pode oferecer.


Reunimos abaixo alguns dos cemitérios mais impressionantes do mundo. Confira!


Highgate – Inglaterra


Construído em Londres em 1839, o Cemitério de Highgate recebe também o nome de Cemitério de St. James, santo protetor do lugar.

Com mais de 50 mil lápides e dividido em duas partes (oriental e ocidental), o espaço remete aos clássicos filmes de suspense, com esculturas imponentes e vegetação vasta.

Entre os principais pontos a serem visitados pelos turistas em seu interior, estão:

A Avenida Egípcia: rodeada por 16 abóbadas com temática e arquitetura provenientes do Egito;

O Círculo do Líbano: uma série de mausoléus que, até 2019, cercavam uma árvore de cedro do Líbano;

O Mausoléu Beer: o maior monumento do cemitério é também o mais caro (proporcionalmente) desse museu a céu aberto, tendo sido construído para Julius Beer em 1880;

A tumba de Karl Marx: é nesse local que também se encontra o túmulo de um dos maiores pensadores alemães de todos os tempos.


St. Louis Cemetery No. 1 - Estados Unidos


Repleto de lendas e histórias fantásticas, esse cemitério localizado em Nova Orleans, é o mais antigo da região e, sem dúvidas, um dos mais famosos do país.

Nele encontram-se figuras como Marie Laveau, conhecida como a “rainha do vodu” (antiga tradição religiosa).

No túmulo de Laveau é comum avistar desenhos de três “x” em sequência, deixados pelos inúmeros visitantes, seguidos de algum pedido.


Cimetière du Père-Lachaise - França


Citado no início do nosso artigo, esse cemitério é simplesmente o mais visitado do mundo, recebendo cerca de 1 milhão de curiosos anualmente.

Tido como um lugar desenvolvido para a elite parisiense, o Père-Lachaise comporta túmulos de grandes personalidades, como:

Fréderic Chopin (compositor);

Édith Piaf (cantora);

Marcel Proust (escritor);

Oscar Wilde (escritor);

Jim Morrison (vocalista do The Doors);

Georges Méliès (um dos inventores do cinema);

Allan Kardec (codificador do espiritismo).

Como os cemitérios se tornaram o que são hoje?


A ideia que nós temos hoje de que os cemitérios são lugares que devem ser evitados, por conta de sua atmosfera tenebrosa e mórbida, é resultado da enorme influência da literatura romântica do século XIX, carregada de drama, dor e luto.

Para essa vertente da arte, bem como para as produções cinematográficas do século seguinte, coisas terríveis aconteceriam em um museu a céu aberto ladeado por tumbas, despertando o medo e a crença no sobrenatural como algo a ser mantido o mais longe possível.


No entanto, essa visão mudou nas últimas décadas, transformando os cemitérios em belíssimos e intrigantes pontos turísticos, dignos de um espaço na agenda de qualquer pessoa.


Se você gostou de conhecer mais sobre o assunto, acesse nosso site. Por lá você encontra todas as informações necessárias para contratar um plano funerário hoje mesmo!


Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo telefone (61) 4042-7199 e pelo e-mail atendimento@funerariasanmatheus.com.


Posts Relacionados

Ver tudo