BLOG

  • Cláudia Lima

Como fazer uma Homenagem Póstuma



Perder alguém próximo e querido é sempre um momento complicado na vida das pessoas próximas, sejam elas parte da família ou um de nossos amigos, mas existem maneiras de amenizar a sensação de vazio deixada, fazendo uma homenagem póstuma a ele.

Este é um momento muito importante para todos os envolvidos, já que esta é uma forma de agradecer por tudo o que esta pessoa representa, além de mostrar toda a nossa consideração por ela.



A seguir, vamos te dar algumas dicas de como fazer para homenagear aquele ente querido que se foi.


Homenagem no velório.


Uma das primeiras homenagens póstumas costuma ser no próprio velório, o que faz desta também uma das mais emocionantes e demoradas, principalmente por este ser um momento muito relevante para todos que estão presentes no local.


Em casos como este, é comum contar com a infraestrutura e a ajuda da capela mortuária, ou do próprio cemitério em questão, que estão disponíveis para ajudar a organizar neste momento de luto.


A maneira de conduzir pode variar, com algumas pessoas optando por chamar padres, ou líderes religiosos de sua preferência, para falar algo, enquanto em outras ocasiões se nomeia um familiar ou alguém próximo ao falecido.


Dependendo da estrutura do lugar, ainda pode-se escolher passar um vídeo em homenagem à pessoa, mostrando momentos, fotos e algumas palavras de lembrança com relação a ela.




Mandar flores e uma maneira carinhosa de demonstrar o quanto aquela pessoa era especial para você.


Escrever sobre a pessoa.


Uma outra maneira de homenagear quem já se foi, é escrever sobre a mesma, seja em um papel manuscrito, que poderá ser lido por outras pessoas posteriormente, ou mesmo nas redes sociais, onde poderá ser compartilhado instantaneamente por todos.


A opção fica ao seu gosto, mas o importante aqui é falar do que você está sentindo e o que este ente querido representou e ainda representa para você, demonstrando tudo o que ele fez de bom e como te influenciou positivamente com suas atitudes, quando estava entre nós.


Postar foto ou algo que ele(a) mais gostava.


Reunião com os mais próximos e familiares.


Uma forma reconfortante de lembrar da pessoa, é reunir algumas das pessoas mais próximas a ele, sejam elas familiares ou amigos, para que algumas histórias sejam contadas e ouvidas a seu respeito.


O objetivo deste momento é relembrar os bons momentos que passaram juntos, com fatos e fotos marcantes e que representem bem o sentimento de todos, deixando a sua lembrança viva e viva na mente, deixando a sensação de perda de lado, ao menos por um instante.



Link:

Homenagear coroa de flores https://www.homenagearcoroadeflores.com/a-homenagear


Posts Relacionados

Ver tudo