top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Cremação, por que escolher?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Perder algum ente querido é definitivamente uma das coisas mais difíceis que alguém precisa enfrentar. Além da dor da perda dessa pessoa, ainda é necessário lidar com todos os trâmites legais e as providencias para o funeral.


Conheça, a seguir, as vantagens de optar pela cremação nesse momento tão difícil.


Cremação, por que escolher?


ENTERRO X CREMAÇÃO

Enterro é a opção mais popular no Brasil, tanto por motivos religiosos, como por motivos financeiros. Porém, ao contrário do que se pensa, a cremação pode ser mais viável financeiramente, principalmente em longo prazo.


Isso porque, além das despesas habituais, tais como o jazigo, o caixão, o velório, o traslado do corpo, a inumação, ou seja, o ato de colocar na terra, e a lápide, o enterro requer uma taxa de manutenção do jazigo. Ou seja, uma taxa de manutenção paga aos cemitérios administrados pela Campo da Esperança ultrapassa os R$600,00, geralmente em forma de anualidade, além das taxas de exumação, caso seja necessária a remoção do corpo.


Enquanto isso, embora o valor da cremação seja alto no crematório de Jardim Metropolitano ou crematório em Brasília, a um princípio, oferece uma vantagem financeira, uma vez que finalizado o procedimento a família não possui nenhuma despesa posterior.


VANTAGENS DA CREMAÇÃO

Ao considerarmos o crescimento exponencial da população do DF e entorno de Brasília e a falta de espaço nos cemitérios do Distrito Federal associada a este fenômeno, a cremação se torna ainda mais necessária. Além disso, e da vantagem financeira, o processo oferece uma maior higiene, principalmente em se tratando de mortes por doenças infecciosas.


Também é um procedimento totalmente ecológico, uma vez que soluções de embalsamento podem contaminar o solo e a cremação emite uma quantidade bastante reduzida de dióxido de carbono.


Além do mais, os possíveis resíduos tóxicos resultantes do processo são retidos pela câmara secundária presentes nos fornos crematórios, as cinzas geradas não apresentam nenhum tipo de contaminação e ainda se evitam as desvantagens da decomposição, como os odores.


CINZAS DA CREMAÇÃO

Ao optar pela cremação, também é possível manter perto de você os restos de alguém que você estimava. Muitos optam por espalhar as cinzas em lugares simbólicos ou manter as urnas em suas casas, mas também é possível transformá-las, por exemplo, em uma árvore.


Para que isso ocorra, são depositadas em urnas especiais e biodegradáveis que recebem uma muda, terra e adubo. Esta é uma opção interessante para quem é ligado à natureza.


Porém, também é possível produzir um diamante a partir das cinzas ou dos cabelos da pessoa falecida. Nesse processo, o material é enviado a Suíça e pode demorar até dois meses para retornar na forma do item.


Ainda é possível pintar um quadro abstrato ou do rosto do falecido com as cinzas de sua cremação, misturando-as com as tintas utilizadas na pintura.


Estes dois últimos processos são realizados exclusivamente pela funerária San Matheus.


Além disso, a empresa disponibiliza uma aeronave para despejar as cinzas e oferece a prestação de todos os serviços funerários para sepultamento, cremação ou translado, com uma experiência de mais de 28 anos.

 

Conheça a empresa através do site ou entre em contato pelo telefone (61) 4042-7199. Você também pode nos contatar pelo WhatsApp para receber maiores informações.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page