BLOG

  • Cláudia Lima

Entenda os 5 estágios do Luto e suas características

Atualizado: Ago 4

O luto é um processo que se inicia com a perda de um ente querido e termina com o enlutado voltando para o mundo exterior cheio de tristezas e incertezas.

Infelizmente não somos acostumados a falar sobre a morte, nossa cultura não aborda isso com naturalidade.

Essa fase é um período de retraimento em si mesmo, uma profunda experiência emocional pessoal, a qual é definida pela capacidade de lidar com a perda.

Cada pessoa responde ao luto de uma forma diferente, com base em suas emoções, experiências e capacidade de lidar com a perda.

A duração varia de pessoa para pessoa, no entanto, graças aos estudos de Elisabeth Kubler-Ross, psiquiatra suíço-americano, é possível entender o processo do luto a partir de cinco estágios.


1. Primeiro estágio - Negação


A negação é vista como uma autodefesa, é também visto como uma forma de aliviar o impacto causado pela notícia. É comum as pessoas se isolarem do convívio social, mas essa situação não vai durar muito. Nesse estágio, é comum que o enlutado se sinta inseguro e abandonado.


A negação costuma ser caracterizada por pensamentos como “isso não poderia ter acontecido comigo” etc.


2. Segundo estágio - Raiva


Em seguida, o enlutado é acometido por um sentimento de raiva. Junto com esse sentimento surgem diversos questionamentos e comparações.

É comum que o enlutado se revolte contra sua vida e até mesmo contra Deus, em certos casos. Nesse contexto, cabe destacar ainda que muitas pessoas não conseguem entender o comportamento do enlutado e acham que este está com alguma raiva deles, quando na verdade essa é uma fase do processo.


3. Terceiro estágio - Barganha


Nesse estágio, o enlutado desenvolve pensamentos de que as coisas podem voltar a serem como antes. Com isso, ela tenta negociar consigo e até mesmo com outras pessoas, como amigos etc.

O objetivo com isso é fazer com que o enlutado se sinta melhor, tendo esperança de que as coisas serão como antes.

No entanto, nem todas as pessoas passam por esse processo, pois, como destacamos, o luto é um processo individual.


4. Quarto estágio - Depressão


Essa fase ocorre quando o enlutado realmente enfrenta a realidade, e ele se sente frustrado, tomando ciência de que a perda realmente aconteceu.


Neste caso, esse tipo de declínio acentuado na emoção é geralmente considerado comum dentro de um determinado período de tempo, normalmente, a tristeza que o enlutado sente é mais intensa e profunda.



5. Quinto estágio - Aceitação


A aceitação é a fase final do luto. Nesta, as pessoas enlutadas conseguem superar todas as etapas anteriores e passam a lidar melhor com a perda ou mudança ocasionada pela perda. Dessa forma, mesmo que ainda sinta algum tipo de dor emocional, elas passam a entender a situação com mais calma e está disposta a vivenciar essa falta.

Como se pode observar, o enlutado passa por diversas etapas no processo de luto, até que finalmente aceite a situação, passando a viver de forma mais tranquila, ainda que sinta saudades ou a dor de perder uma pessoa querida.


Por mais que seja difícil todos nós precisamos aceitar que um dia vamos morrer e precisamos estar conscientes que ao longo da vida vamos sentir a dor da perda de pessoas queridas.


Nós da San Matheus sugerimos que entregue suas lutas, dores e tristeza nas mãos do criador do universo, Deus irá ajudar a suprir todas as suas inseguranças e incertezas.























Posts Relacionados

Ver tudo