top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorGestão Cuidar

Mitos e verdades sobre a cremação

Embora este seja um procedimento que a sociedade pratica há milhares de anos, a cremação só recentemente foi introduzida no Brasil.


É por esta razão que muitas pessoas têm dúvidas sobre este processo.


Para te ajudar a entender melhor o que é verdade e o que não é sobre cremação, preparamos este conteúdo para destacar os mitos e verdades sobre esse procedimento. Acompanhe!

Contrate um serviço funerário personalizado no DF agora!

A CREMAÇÃO SO OCORRE UMA VEZ NA SEMANA


Isso é mito.

A cremação ocorre todos os dias no crematório, não apenas em um dia da semana, como muitos acreditam. Geralmente há várias cremações por dia.


Além disso, vale a pena notar que a cremação é um processo separado, ou seja, apenas um corpo pode ser cremado por vez. Esse é um procedimento que até produz cinzas que são entregues aos familiares.


O CAIXÃO É REAPROVEITADO NA CREMAÇÃO


Este é mais um mito.

Talvez seja um dos mitos mais comuns sobre a cremação.


É importante dizer que a cremação ocorre com o corpo dentro de um recipiente. Este recipiente pode ser um caixão de madeira ou de papelão.


Como os brasileiros não têm o hábito de usar caixões de papelão, são utilizados os que são feitos de madeira.


O CATOLICISMO CONDENA A PRÁTICA DE CREMAÇÃO


A Igreja Católica aceita a cremação desde a década de 1960, portanto, a afirmação acima é um mito.


Além do catolicismo, outras regiões que também aceitam a cremação são: Espiritismo, Budismo, Hinduísmo e Cristianismo.


Inclusive, o primeiro crematório do país foi implantado em São Paulo na década de 1970, e hoje existem cerca de 40 crematórios em todo o Brasil.


A CREMAÇÃO É UM PROCEDIMENTO SUSTENTÁVEL


É verdade.


A cremação é um método mais ecológico porque, ao contrário do sepultamento, não permite que os elementos produzidos pelo processo (decomposição do corpo) cheguem ao ar ou à água.


Hoje, vale dizer, os crematórios profissionais contam com recursos de última geração em seus fornos para controlar as emissões de gases, o que colabora para a preservação do meio ambiente.


Todos ganham com isso, principalmente a sociedade, que passa a viver em um mundo sustentável.



A CREMAÇÃO É MAIS BARATA QUE O SEPULTAMENTO


Sim, trata-se de mais uma verdade.

A cremação é um procedimento que pode custar entre R$ 3 a 5 mil, dependendo, certamente, do estado/cidade brasileiro.


É um valor atrativo quando comparado com o preço do sepultamento, que pode ser muito maior que o valor destacado acima, pois além de envolver os custos do sepultamento em si, há também os relacionados à manutenção do espaço no cemitério.


Como se pode notar, existem vários mitos e verdades sobre a cremação e conhecer todos eles é o primeiro passo para que você possa tomar uma decisão consciente.


Essas são informações fundamentais para que possa prestar uma linda homenagem para seu ente querido.

 

Você ainda ficou com dúvida com relação à cremação? Em caso de resposta afirmativa, entre em contato com nossa equipe agora mesmo pelo número (61) 4042-7199. Não deixe de aproveitar esta oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre esse processo!


A funerária San Matheus está sempre disposta a oferecer o melhor serviço funerário. Ficou alguma duvida? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page