top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

O que é e qual a importância da Tanatopraxia?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Os primeiros momentos após a morte de alguém querido são sempre dolorosos. Muito se passa pela cabeça dos envolvidos. Vai desde a imensa carga emocional do luto até a preocupação de avisar os demais parentes, mesmo às preparações para o sepultamento ou cremação. Para que este processo ocorra de forma respeitosa até o fim, a tanatopraxia é fundamental.


A tanatopraxia é um processo antigo e tradicional após o óbito, ainda que no Brasil seja menos conhecida. Entre diversas outras questões e apreensões durante o luto, é ainda normal esquecermos desta etapa ou desconhecermos sua importância. Por isso, explicaremos melhor sobre o que é este procedimento e qual a sua importância nos funerais.


O que é a tanatopraxia?

O QUE É E QUAL A SUA ORIGEM?

A tanatopraxia é o nome dado para qualquer tipo de método de conservação de corpos após a morte. A sua existência é bem antiga e está presente em inúmeras civilizações, ainda que por razões diferentes.


Já no Egito Antigo, era normal a prática do embalsamento de faraós e outros nobres, visando sua preparação para a vida após a morte, relativamente similar à tanatopraxia. O termo “tanatopraxia” vem do grego e significa “rotina diante da morte”.


Tal nome começou a ser usado durante a guerra civil americana no século XIX. Era uma forma de preservar corpos dos soldados para serem levados de volta aos seus familiares intactos. Com o tempo, a técnica se popularizou, mesmo fora de guerras, por ser capaz de dar uma despedida digna para a pessoa.


A IMPORTÂNCIA PSICOLÓGICA DA TANATOPRAXIA

A tanatopraxia tem duas funções valiosas durante um funeral. A primeira é o caráter emocional. A perda de um familiar ou amigo já é impactante por si só. Para tentar amenizar esse momento doloroso, a tanatopraxia é capaz de dar uma aparência mais tranquila e agradável para o falecido, com a impressão de “sono profundo”.

Por causa do princípio da decomposição, a aparência natural de um corpo pode ser desagradável. Assim, esta melhora no visual permite que os enlutados tenham uma última memória da despedida menos traumática.

Este benefício é ainda mais relevante em casos de pessoas que sofreram alguma desfiguração, como por uma doença degradante ou então, por ocasião de violência. A tanatopraxia pode devolver a sua dignidade neste momento, para que só as lembranças boas do convívio fiquem. Acima de tudo, é uma questão de respeito com a pessoa querida.


O PAPEL DE HIGIENE DA TANATOPRAXIA

A segunda função da tanatopraxia está na questão sanitária. Por causa da decomposição, existem algumas consequências comuns enquanto o corpo não é sepultado ou cremado. Agentes patogênicos podem permanecer na pele e contaminar outros que tenham contato. É ainda mais perigoso se o óbito foi causado por alguma doença contagiosa.


Além disso, enquanto está em contato com o ar, o corpo emite odores desagradáveis e pode vazar líquidos.


A tanatopraxia usa técnicas de preservação para reduzir a decomposição e evitar estes problemas. Assim, o corpo pode ser transportado com segurança e o funeral pode demorar o tempo necessário para a despedida.

 

A Funerária San Matheus oferece serviços completos para amparo e preparação para sepultamento, cremação ou translado, incluindo a tanatopraxia. Nós temos atendimento 24 horas por telefone para a sua comodidade. Entre em contato pelo número (61) 4042-7199 ou pelo WhatsApp.


A única funerária 5 estrelas no Google do DF.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page