top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

O que levar em consideração ao escolher um cemitério?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Viver a vida de forma plena é também uma forma de se preparar para os momentos de dor. Se preparar previamente para a escolha do Jazigo/Cemitério pode diminuir burocracias e custos atrelados ao valor; o tipo de sepultamento e planos funerários oferecidos por funerárias podem ser levados em conta.


Existem alguns momentos na vida para os quais nunca estamos preparados de verdade. Lidar com a dor da perda de um ente querido é um dessas situações. O cuidado em vida e o planejamento funerário, no entanto, afastam possíveis contratempos. Pensando nisso, abordaremos sobre escolhas importantes na hora da escolha de um campo - santo.


Como escolher o cemitério ideial

Embora seja assunto delicado, pensar na própria morte é uma forma de se estar melhor preparado para viver a vida de forma mais proveitosa e de proteger a família de imprevistos na hora da perda de um ente querido. Além disso, escolhas prévias trazem qualidade para o sepultamento, e a possibilidade de economia nos custos funerários.


Equivoca-se quem pensa que apenas idosos ou pessoas com problemas de saúde devam se preocupar com a escolha de um cemitério. Quando a família possui um plano funerário, por exemplo, é possível que os familiares passem pelo luto de forma mais amena, mesmo em situações inesperadas.


Embora a maioria das pessoas opte pelo sepultamento, existem outras opções, a cremação é um exemplo; A escolha do procedimento leva em consideração os desejos do falecido, da família e por todos os custos envolvidos no processo.


Se a sua família tiver recursos para uma homenagem mais elaborada, também é possível produzir diamantes a partir das cinzas ou do cabelo do falecido, produzir quadros com as cinzas ou, ainda, adotar um plano que utiliza um helicóptero para despojar as cinzas em pontos específicos, como o mar e florestas. Cada cemitério também oferece um tipo de serviço


Ao visitar um cemitério, percebe-se que há diferentes tipos de túmulos, que podem ir desde mausoléus até sepultamentos em gavetas. Em alguns cemitérios, há espaço para a construção de novos jazigos; enquanto em outros a maioria dos novos túmulos é disponibilizada apenas em gavetas.


As gavetas levam o nome de cemitério vertical sendo uma forma encontrada para economia de espaço, e a superlotação encontradas principalmente nas metrópoles criando -se a necessidade de se avaliar esses critérios.


Existem, também, os cemitérios parques, os quais as lápides são padronizadas havendo a inscrição dos dados dos falecidos em local pré definido.


Além dos valores envolvidos para cada modalidade, é importante verificar quais os planos que a funerária escolhida disponibiliza e quais os cemitérios aos quais ela está vinculada; Isso facilita na escolha e diminui custos.


Em cemitérios públicos, a Prefeitura ou órgão responsável, normalmente, concede o terreno para utilização; Mais tarde, o corpo poderá ser transferido para uma espécie de ossário, para que o espaço seja utilizado novamente; Já em cemitérios particulares, é possível comprar jazigos perpétuos, que são transferidos aos familiares posteriormente.


Localização e cuidados do cemitério influenciam na escolha

Nem tudo deve ser monetizado, a tranquilidade em saber que um túmulo da família não será depredado e violado possui um valor simbólico e emocional que deve ser considerado.


Importante analisar e avaliar a necessidade de um cemitério localizado próximo a sua residência ou de sua família, possivelmente facilitará a visita a memória dos entes falecidos e os rituais de homenagem.

 

Quer receber mais orientações sobre cemitérios, então entre em contato conosco ou pelo nosso telefone (61) 4042-7199 ou, se preferir, cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais informações.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page