BLOG

  • Funerária San Matheus

Passos necessários na preparação de um velório

Você sabe quais são os passos necessários que antecedem o momento de um velório? É sobre isso que falamos no post de hoje. Para sanar todas suas dúvidas sobre o assunto, confira! Lidar com a morte de um ente querido, não é fácil. Se despedir de alguém que amamos costuma deixar o peito pesado. Afinal, mesmo que a morte seja a única certeza que é difícil.


Confira a seguir nosso post e boa leitura!


Antes do velório...


Receber a notícia de que uma pessoa querida faleceu não é nada fácil. Além de precisar lidar com a própria dor de ter perdido alguém que amamos, é preciso pensar também nas burocracias que envolvem a situação.


Afinal, o que deve ser feito antes do velório?


Falecimento por morte natural


Em casos de falecimento por morte natural (Normalmente em residências), o primeiro passo a ser dado é chamar um médico que possa atestar o óbito. Somente um profissional pode atestar a causa natural de morte, para se ter acesso ao atestado de óbito.

Caso não seja possível, há a possibilidade de solicitar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até a residência, ou ainda procurar a delegacia mais próxima. Em ambos, haverá suporte para a condução da situação.


Falecimento por morte violenta


Independentemente de onde esse tipo de morte tenha acontecido, o primeiro passo a ser dado é acionar a polícia; Isso porque, será necessária perícia científica e técnica para definir e esclarecer de que forma a pessoa foi morta, inclusive avaliando a participação de terceiros e os trâmites posteriores.


Documentação necessária...



Declaração de óbito


Antes de prosseguir com o corpo para o inicio da preparação do velório, é preciso ter em mãos a declaração de óbito, que nada mais é do que um documento assinado por um médico (como já citado anteriormente), que traz informações acerca do óbito como o horário e a causa da morte por exemplo.


Laudo policial


Em casos de morte ocasionada de forma violenta ou acidental, para que ocorra a liberação do corpo, é necessário apresentar também o laudo policial. Para isso, o corpo precisa ser analisado pelo Instituto Médico Legal (IML), o qual determina informações cruciais que podem desencadear ou não uma série procedimentos e medidas para emissão do laudo policial.


Guia de sepultamento


O último passo que antecede o velório, o guia de sepultamento, traz diversas informações como local e horário do velório e do sepultamento. O guia de sepultamento geralmente é emitido pela própria funerária contratada para conduzir o momento, mas caso os familiares prefiram, também podem solicitá-lo a um cartório de registro civil.

Em momentos difíceis como a perda de um ente querido, deixe que nos preocupamos com e por você de forma humanizada e profissional. Entre em contato conosco através do nosso Site e conheça mais sobre nosso trabalho.

A Funerária San Matheus também atende pelo telefone (061) 4042-7199 e pelo e-mail atendimento@funerariasanmatheus.com