top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Por que investir no serviço de tanatopraxia antes do velório?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Sabemos que perder um ente querido é um momento difícil na vida de qualquer pessoa e, tomar certas decisões burocráticas durante esse período, pode ser bastante complicado e desgastante.


Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de um velório e, conhecer os procedimentos disponíveis no mercado, pode facilitar a vida de familiares e amigos nessa hora.


Por esse motivo, vamos falar um pouco sobre a tanatopraxia e qual a importância de solicitar esse serviço.


Qual a importancia da Tanatopraxia antes do velório?

MAS, AFINAL, O QUE É A TANATOPRAXIA?

De forma simples, a tanatopraxia é um conjunto de técnicas usadas para preservar o corpo, preparando-o para que pareça o mais natural e sereno possível, durante a cerimônia fúnebre.


O nome do procedimento deriva do grego, onde “Tanato” possui relação com Thánatos, o Deus da Morte, segundo a mitologia, e praxe está ligado à palavra “prática”. Por isso, podemos dizer que tanatopraxia diz respeito à prática que deve ser feita após o falecimento.


Além de evitar que haja decomposição natural durante o velório, a tanatopraxia preza por manter a tranquilidade de familiares e amigos que estiverem presentes na despedida, focando em deixar a aparência da pessoa o mais próxima possível do que seus entes queridos estavam acostumados.


Assim, mesmo em meio a tristeza, a imagem que ficará guardada em suas memórias será de paz e tranquilidade. Muitas pessoas, por esse motivo, consideram a tanatopraxia uma espécie de “última homenagem” à pessoa amada.


COMO FUNCIONA A TANATOPRAXIA?

A técnica ainda é relativamente nova, tendo chegado ao país em meados dos anos 90, mas já é uma das opções mais solicitadas por familiares antes de um velório.


O motivo? A tanatopraxia é considerada menos invasiva, já que não existe a necessidade de remover órgãos e realizar grandes aberturas no corpo. O que, para os entes queridos que estão passando pelo processo de luto e perda, é um ponto extremamente importante.


Durante o procedimento, o sangue é oxigenado através do sistema venoso e um líquido conservante adequado ao que causou a morte é utilizado em todo o sistema arterial. Também é feita a conservação, por meio de produto específico, da região torácica, pélvica e abdominal.


Caso haja a necessidade, é possível realizar reconstituições, através de próteses, por exemplo, para melhorar a aparência de regiões expostas.


Como a técnica ajuda a manter a integridade do corpo, também é uma ótima opção quando é preciso realizar traslados muito longos.


RAZÕES PARA INVESTIR NESSE SERVIÇO

Alguns dos principais motivos para optar pelo serviço de tanatopraxia estão listados abaixo:


1. Aparência:

Independentemente da causa do falecimento, a tanatopraxia foca em manter a aparência da pessoa.

Essa pode ser uma questão muito importante para amigos e familiares, principalmente quando a morte é causada por acidentes mais graves, já que pode tornar o processo menos traumatizante.


2. Conservação: O tempo de conservação do corpo é prolongado, o que permite que familiares organizem a cerimônia fúnebre com maior tranquilidade. O processo também ajuda nos casos em que é necessário levar o corpo para outras cidades ou até mesmo outros estados.


3. Odores: Também ajuda na eliminação de odores e na prevenção de derramamentos de líquidos do falecido. Assim, está tudo bem se o velório durar um pouco mais do que o esperado.


4. Contágio por doenças: Quando ocorre o falecimento, o corpo já inicia seu processo de decomposição. Nesse momento, alguns agentes patogênicos morrem, mas outros continuam vivos, ou seja, o contato direto com o corpo pode transmitir doenças a outros seres humanos.

Com o processo de tanatopraxia, esse contágio pode ser evitado, trazendo maior segurança para familiares e amigos presentes no velório.

 

Se você ainda possui dúvidas sobre o procedimento, fique à vontade para entrar em contato conosco através do telefone (61) 4042-7199. Estamos disponíveis para lhe ajudar no que for preciso.

Aproveite também para cadastrar seu e-mail em nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as novidades.


A unica funerária de Brasília melhor avaliada no Google pelos nossos clientes.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page