top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Por quê em meio a pandemia, devemos fazer uma homenagem de forma digna?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

A pandemia da Covid-19 impactou significativamente não só o cotidiano das pessoas, que passaram a se isolar socialmente como medida para conter a proliferação do vírus e sair somente para lugares essenciais, mas também um momento que é considerado delicado: a partida de entes queridos.

Alguns protocolos foram adotados para a cerimônia de velório, dentre eles, por exemplo, a definição do limite máximo de pessoas em capelas ou salas de cerimonial.

A questão é que, mesmo diante da pandemia e de tais protocolos, é fundamental realizar uma homenagem digna aos nossos queridos amigos ou parentes que faleceram. a seguir, razões significativas para o momento.

Exaltar a memória do ente querido


Prestar uma homenagem ao ente querido que faleceu é uma forma de respeitar sua memória, destacando o quão foi especial e fez a diferença na vida das pessoas, trazendo momentos felizes e únicos.

Com a pandemia, infelizmente, nem toda homenagem pode ser realizada, mas não significa que não se deva fazer; Há diversas maneiras de se estimar a memória de um ente querido, como por exemplo, criando diamantes, a partir de suas cinzas ou do seu cabelo.

É um modo de tê-lo por perto e de se sentir menos solitário, pois esse sentimento é comum nas pessoas que perderam algum ente querido.


Viver o sentimento de que fez o que estava ao seu alcance


Um velório é um momento delicado e nesses tempos em que estamos vivendo é que se torna mais emocional, pois, infelizmente, não podemos prestar a homenagem desejada ao ente querido que se foi manifestando afeto em sinal de despedida.

Da mesma maneira que no velório, o sepultamento deve seguir restrições ou protocolos que impedem a livre demonstração de homenagens. Isso dificulta a nossa tão almejada paz, fazendo com que desenvolvamos o sentimento de que não fizemos da forma desejada.

Uma maneira de prestar uma linda homenagem ao nosso ente querido é, por exemplo, despojando suas cinzas, a partir do uso de um helicóptero, em um local bonito e sereno. Essa é uma lembrança que pode confortar o seu coração e garantir que tenha o sentimento de dever cumprido nesse momento delicado .


Outra forma de prestar uma linda e marcante homenagem ao seu ente querido é usando suas cinzas para confeccionar um quadro, que pode ser fixado em um local especial.

Em conclusão, prestar homenagem ao ente querido, especialmente nesta pandemia é uma forma de não apenas homenagear a memória da pessoa falecida, mas também de garantir que fiquemos em paz, sabendo que fizemos o que estava ao alcance desenvolvendo uma bela manifestação de carinho.

 

Gostaria de conhecer melhor as homenagens que destacamos neste conteúdo e, assim, garantir que o seu ente querido receba a manifestação de carinho e homenagem que merece? Entre em contato conosco.

Sabemos que não é fácil passar por esse momento, mas ele pode ser atenuado com uma linda homenagem.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page