top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Principais cuidados na preparação de um funeral

A preparação de um funeral exige cuidados importantes. É um momento em que estão envolvidas muitas emoções e, mesmo assim, o falecido precisa receber atenção especial. Por isso, o primeiro passo é a escolha de uma funerária com boa reputação e que disponha de todos os serviços necessários.


A partir disso, é necessário conferir se a pessoa falecida possuía algum desejo especial ou até mesmo um plano funerário. É de suma importância respeitar as vontades daqueles que se partiram do plano terrestre, como o desejo pela cremação ou enterro.


A preparação do funeral consiste em realizar todos os trâmites, do preparo do corpo até o enterro ou encaminhamento das cinzas.


O corpo do falecido exige bastante cuidado para preservar as características, para que todos possam vê-lo durante o velório. Isso é feito através da técnica chamada tanatopraxia, que tem o principal objetivo de preservar as características física e biológica do ente querido, através de técnicas especiais.


O velório precisa ser planejado com calma


Como em qualquer atividade, o velório precisa ser planejado e pensado com calma. E contar com uma funerária experiente no assunto é algo bastante positivo.


É no velório que pessoas se reencontram e celebram a memória do falecido, relembrando bons momentos e se emocionando. Este é um momento de muita troca de energia, e deixar a produção da cerimônia a cargo de uma funerária pode ser bastante positivo.


Cuidados essenciais na preparação de um funeral


Ao saberem da morte de um ente querido, por telefone, mensagem ou mesmo rede social, é normal que alguns parentes acabem sentindo fortes emoções.


Nessas horas é fundamental que alguém da família ou amigo próximo tome as principais decisões. Existe uma burocracia e processos envolvidos que merecem atenção.


Um dos principais cuidados a serem tomados em relação à preparação de um funeral diz respeito ao tempo em que o corpo ficará exposto.


Entre o falecimento e o enterro ou cremação estima-se um prazo de 48 horas. A menos que haja alguma reivindicação em especial, esse é o tempo regular. Por isso, a agilidade na prestação dos serviços é providencial.


Buscar atender a vontade do falecido


Em muitos casos a pessoa falecida deixa para alguém alguns pedidos. É fundamental que eles sejam atendidos.

Em questão de funeral, a cerimônia pode envolver alguma crença religiosa ou não. Por isso a realização da cerimônia deve ser bem planejada. Capela, templo ou salas velório são exemplos de ambientes distintos para a realização.


Outro exemplo fica por conta da presença de itens religiosos e de um padre ou pastor para realizar alguma prece. Algumas pessoas preferem que um parente ou pessoa próxima faça alguma homenagem em nome de todos os presentes.


Não se deve esquecer da comodidade das pessoas e de uma sala reservada para os principais familiares. Da mesma forma deve ser considerada a disposição de alimentos, água, café e ambiente climatizado para o bem-estar de todos.


Conte conosco para um serviço funerário feito com sensibilidade e com todos os cuidados necessários. Entre em contato pelo telefone (61) 4042-7199 e cadastre seu e-mail para receber mais novidades!

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page