BLOG

  • Juliana Alves

Quais os primeiros passos a serem tomados quando um ente querido vem a óbito?

Você sabe qual o primeiro passo a ser dado quando um ente querido, ou alguém próximo vem a falecer? Não? Norteamos de forma simples, as primeiras providências necessárias a serem tomadas. Em residência - Morte natural Se o ente querido possuir assistência médica domiciliar, os familiares ou responsáveis deverão comunicar ao médico para que seja constatada a falência e posteriormente seja assinada a declaração de óbito. Caso o ente não possua esse tipo de assistência é necessário que seja providenciado junto a Delegacia de polícia local ou mais próxima um boletim de ocorrência o qual deverá constar a comunicação do falecimento.


Após esses trâmites o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) , que a partir de então ficará responsável pela Declaração de óbito do falecido, com a documentação em mãos, os responsáveis e ou familiares estarão autorizados a prosseguir com as contratações relativas ao velório, sepultamento ou cremação de seu ente querido. Morte acidental


Deverá ser comunicada à delegacia de polícia das proximidades a qual se encarregará após os procedimentos necessários, de encaminhar o corpo do ente querido ao Instituto Médico Legal responsável. Em hospitais

O hospital ficará responsável por providenciar o atestado de óbito do ente querido falecido. Se ainda considerar necessário, prosseguirá com encaminhamento do corpo do falecido ao IML, a família e ou o responsável fica responsável por levar uma guia da documentação expedida pelo hospital à delegacia de polícia mais próxima para confecção do boletim de ocorrência. Em via pública Morte (natural ou acidental)


Os Familiares e ou responsáveis deverão se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e providenciar um boletim de ocorrência, pois através dele o corpo do ente querido falecido será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Podem ainda, ser solicitados outros documentos; Os primeiros passos dados de maneira correta, facilitam a expedição da documentação completa e possibilitam que a certidão de óbito contenha todos os dados exigidos por lei e que poderão ser usados posteriormente para requerimento de pensão, inventário ou testamento.

Ficou com dúvidas? quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco através do nosso e-mail: atendimento@funerariasanmatheus.com ou telefone (61)4042 -7199, Será um prazer atendê-los!

Posts Relacionados

Ver tudo