top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Significado de Natimorto

Atualizado: 27 de nov. de 2023

Você sabia que quase 2 milhões de bebês morrem todos os anos ao nascer?


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), esse número equivale a um natimorto a cada 16 segundos no mundo. Uma das principais causas desse problema é o não recebimento de cuidados no período da gestação.


Para saber mais sobre esta temática, continue a leitura. Que tal?

Saiba o qual o significado de Natimorto

O QUE É NATIMORTO?


Natimorto é o termo atribuído ao feto quando morre dentro do útero materno ou durante o trabalho de parto. Assim, podemos dizer que se trata de um bebê que nasce sem vida.


Entretanto, para classificar o feto como natimorto é preciso considerar alguns fatores, como:

  • A gestação deve ser igual ou superior a 20 semanas, no caso, mais de cinco meses;

  • • A estatura da criança deve ser igual ou superior a 25 centímetros;

  • • O peso corporal do feto deve ser igual ou superior a 500 gramas.

Vale acrescentar que não é necessário que o feto apresente todas essas características para que seja considerado natimorto.


Além de ser utilizado para definir o bebê que nasce sem vida, a expressão natimorto é também usada para distinguir tal condição dos chamados abortos naturais. Neste caso, o feto morre antes da vigésima semana de gestação.


NATIMORTO É O MESMO QUE NEOMORTO?


Então, como destacado, o natimorto é o feto que morre após a vigésima semana de gestação, já neomorto é uma expressão que classifica o feto que morre no último mês de geração intrauterina, no entanto, seja neste ou naquele caso, ambas caracterizam um feto sem vida.


REGIÕES EM QUE OCORREM MAIS CASOS DE NATIMORTO


De acordo com a ONU, a maioria dos casos, 84%, ocorre em países de renda baixa e média-baixa, como exemplo, o órgão destaca que, em 2019, 75% dos casos de natimortalidade ocorreram na África Subsaariana ou no sul da Ásia.


De uma forma geral, são locais que carecem de assistência com relação ao pré-natal ou que não contam com programas nesse sentido.


Garantir uma linda homenagem ao natimorto é essencial para superar o luto


Ainda que o ideal seja evitar a ocorrência de natimortos, oferecendo assistência e monitoramento de alta qualidade às futuras mães, isso pode acontecer.


Nesse caso, garantir uma linda homenagem ao natimorto é essencial para que faça desse momento algo especial.

 

Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços. Estamos à disposição para garantir que esse momento delicado de sua vida seja leve e tranquilo, não deixando a história da família ser esquecida com o passar dos anos.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page