top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

O que é Arte Tumular?

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Perder alguém importante em nossas vidas é um momento bastante doloroso. Apesar da grande tristeza, sempre queremos oferecer a melhor despedida e localidade possível para aquela pessoa.


Algo que muita gente faz para oferecer um ar poético neste momento tão triste é transformar todos os sentimentos em obras de arte. Como se fosse uma presença de seus pensamentos. Uma forma de materializar tudo aquilo que se sente e gostaria de dizer.


Mas você sabe o que é essa arte e como ela chegou ao nosso país? Vamos entender melhor sobre a chamada arte tumular, quais são os símbolos mais utilizados e o que eles significam. Confira!


Incrivel arte tumular

A arte tumular, ou mesmo arte funerária, é um gênero artístico que foca sua expressão em cemitérios.


São basicamente obras criadas para permanecerem em sepulturas, capelas, igrejas, ou qualquer outro local dentro de um cemitério.


Esse tipo de arte chegou ao Brasil por volta do século XIX com os imigrantes italianos, que além de pessoas para trabalhar em fazendas, vieram artistas, marmoristas e várias outras pessoas ligadas a este ofício.


As obras desse tipo de arte podem ser criadas dos mais diversos materiais, mas o mais comum, certamente é o mármore.


SIMBOLOGIA


Para mostrar tanta expressão, de tantos sentimentos que estão presentes, os artistas utilizam uma simbologia bastante vasta. Os símbolos mais utilizados neste gênero artístico são:

  • ANJOS: Seres celestiais que fazem ligação direta entre o mundo divino e o mundo terreno. A palavra anjo significa mensageiro ou enviado;

  • JESUS: Para os cristãos, foi o responsável pela a chance de salvação através do seu sacrifício;

  • BÍBLIA: Livro sagrado dos cristãos;

  • SANTOS E SANTAS: Para os cristãos católicos, são pessoas que têm algum tipo de proximidade com Deus e que podem ajudar as pessoas com suas necessidades;

  • CRUZ: Representa a crucificação de Cristo. Símbolo do sacrifício pelas almas de todas as pessoas;

  • POMBA: Símbolo que para os cristãos representa o Espírito Santo.

Além desses que foram citados, é muito comum a utilização de pessoas. Isso acontece porque na maior parte das obras, é montada uma espécie de cena fúnebre, realizando uma bela composição para representar determinado sentimento.


Em grande parte das cenas, elas são compostas por pessoas em posições mais expressivas que representam toda a tristeza do momento. Mas isso é um panorama geral, a forma como a arte será idealizada pode ser escolhida livremente.


Com toda essa arte espalhada pelo cemitério, o local vira uma verdadeira galeria de arte, diminuindo o peso dos sentimentos ruins. Um cemitério bastante famoso por essas obras é o Père-Lachaise, que fica localizado em Paris, na França.


Cuidar da despedida de alguém querido é bastante importante. É preciso garantir que tudo seja feito com excelência, e com respeito a todos os amigos e familiares. A Funerária San Matheus está sempre disposta a oferecer o melhor serviço funerário.

 

Venha conhecer os nossos serviços. Entre em contato conosco, e tire todas as suas dúvidas. Nossa missão é sempre oferecer um serviço com agilidade, respeito, e qualidade ao enlutado.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page