top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Como funciona o translado aéreo funerário?

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Assim que um ente querido falece, muitos são os detalhes que precisam ser vistos para que ele possa ser velado e enterrado como a família espera. Em casos em que a morte ocorre longe do local onde a pessoa deve ser velada, o translado do corpo é um procedimento comum.


O translado visa levar a pessoa querida falecida para descansar no local determinado por ela ou por seus entes. Esse serviço normalmente é feito pela funerária, que oferece todo carinho e cuidado nesse delicado momento.


Existem dois tipos de traslados funerários: o aéreo e o rodoviário. Dependendo da distância em que o corpo deve percorrer, que pode ser entre cidades, estados e até mesmo países, o translado aéreo é a única solução. Por meio de um avião, o corpo ou os restos mortais da pessoa são levados para o local de destino.

A San Matheus oferece serviços de Translado aéreoe terrestre.

TRANSLADO AÉREO

Como mencionado, esse procedimento é indicado para distâncias mais longas, como entre estados e países. Quanto mais distante for o destino, mais detalhes devem ser vistos para que o corpo possa ser transportado. Em caso de óbito no exterior, é preciso apresentar documentações sobre o óbito, como laudo de embalsamento e atestado, por exemplo.


É preciso, ainda, registrar o ocorrido no consulado brasileiro. Caso falte alguma documentação, o translado não poderá ser efetuado e o corpo deverá ser velado no país onde a morte ocorreu.


Grande parte dos translados aéreos acontece por meio de voos comerciais. É comum que companhias aéreas convencionais façam esse trabalho, levando o corpo ou os restos mortais em um repartimento do avião comercial, devidamente preparado para esse fim.


NORMAS DE SEGURANÇA

Por conterem outros passageiros no mesmo avião que o translado está ocorrendo, é preciso que a companhia cumpra normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para resguardar a segurança do corpo e garantir a proteção da saúde dos demais passageiros.


Tais normas são referentes ao processo de conservação do corpo durante a viagem, que varia de acordo com cada corpo, causa de morte, o tempo entre a morte e a chegada até o destino, entre outras características.


Dependendo do tempo do translado, com duração de 24h a 48h e do estado do corpo, deve ser realizado antes do embarque a formolização e o embalsamamento para sua conservação.


A ANVISA ainda determina que corpos ou restos mortais que tenham tido a causa da morte relacionada a doenças infectocontagiosas não podem ser transladados (coronavírus é um exemplo).


COMO É FEITO O PROCESSO?

Em caso de morte de um ente querido, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com a funerária para iniciar os procedimentos documentais e preparação do corpo, para só então iniciar o transporte, assim a funerária cuida de todas as documentações necessárias. Será preciso providenciar esses documentos para que a empresa possa dar continuidade ao processo realizar o traslado legalmente.


Após isso, será acordada a companhia aérea e o traslado em si, sendo o corpo levado até o aeroporto onde será embarcado. Chegando ao aeroporto de destino, o carro da funerária lá contratada irá retirar e encaminhar o corpo para o lugar que será realizado o velório e só então o sepultamento ou cremação.

 

Conte com todo o apoio e logística da Funerária em Brasília San Matheus.


Entre em contato conosco por telefone 61-4042-7199 ou se preferir, cadastre seu endereço de e-mail para receber mais informações.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page