Gestão Cuidar
Quais os passos necessários na preparação de um velório?
Lidar com a morte de um ente querido, não é fácil. Se despedir de alguém que amamos costuma deixar o peito pesado.
Receber a notícia de que uma pessoa querida faleceu não é nada fácil. Além de precisar lidar com a própria dor de ter perdido alguém que amamos, é preciso pensar também nas burocracias que envolvem a situação.
Afinal, o que deve ser feito antes do velório? Quais os passos necessários na preparação de um vélorio?

ANTES DO VÉLORIO
Falecimento por morte natural
Em casos de falecimento por morte natural (Normalmente em residências), o primeiro passo a ser dado é chamar um médico que possa atestar o óbito. Somente um profissional pode atestar a causa natural de morte, para se ter acesso ao atestado de óbito.
Caso não seja possível, há a possibilidade de solicitar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até a residência, ou ainda procurar a delegacia mais próxima. Em ambos, haverá suporte para a condução da situação.
Falecimento por morte violenta
Independentemente de onde esse tipo de morte tenha acontecido, o primeiro passo a ser dado é acionar a polícia; Isso porque, será necessária perícia científica e técnica para definir e esclarecer de que forma a pessoa foi morta, inclusive avaliando a participação de terceiros e os trâmites posteriores.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Declaração de óbito
Antes de prosseguir com o corpo para o inicio da preparação do velório, é preciso ter em mãos a declaração de óbito, que nada mais é do que um documento assinado por um médico (como já citado anteriormente), que traz informações acerca do óbito como o horário e a causa da morte por exemplo.
Laudo policial
Em casos de morte ocasionada de forma violenta ou acidental, para que ocorra a liberação do corpo, é necessário apresentar também o laudo policial. Para isso, o corpo precisa ser analisado pelo Instituto Médico Legal (IML), o qual determina informações cruciais que podem desencadear ou não uma série procedimentos e medidas para emissão do laudo policial.
Guia de sepultamento
O último passo que antecede o velório, o guia de sepultamento, traz diversas informações como local e horário do velório e do sepultamento. O guia de sepultamento geralmente é emitido pela própria funerária contratada para conduzir o momento, mas caso os familiares prefiram, também podem solicitá-lo a um cartório de registro civil.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a preparação de um vélorio, acesse o nosso Blog para ler e conhecer mais sobre diversos assuntos.
Em momentos difíceis como a perda de um ente querido, deixe que nos preocupamos com e por você de forma humanizada e profissional.
A funerária San Matheus está sempre disposta a oferecer o melhor serviço funerário. Ficou alguma duvida? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho.