BLOG

  • Funerária San Matheus

Por que em caso de morte por vírus o corpo talvez deverá ser cremado?​

A chegada do coronavírus trouxe medo e incerteza para as pessoas do mundo inteiro. Na China, o temor pela propagação do vírus é tão grande, que o governo proibiu funerais e emitiu um protocolo que obrigasse a cremação de corpos infectados.

Segundo a legislação brasileira, um corpo só poderá ser cremado em três ocasiões: pelo desejo da pessoa falecida, interesse da saúde pública ou em caso de morte violenta.

Portanto, caso o novo vírus cause diversos danos para a população, a cremação poderá ser obrigatória. Nesse artigo, você saberá mais sobre esse assunto, além de entender como funciona o processo de cremação no Brasil.


O processo de cremação no Brasil


Seja por questões religiosas, culturais ou pela sua praticidade, muitas pessoas optam pelo processo de cremação.

Para um processo de cremação ser realizado no Brasil, é preciso, primeiramente, que a pessoa tenha registrado o desejo de ser cremado no cartório. Porém, é possível também que um parente de primeiro grau consiga realizar o sonho da pessoa e autorizar a cremação.

Em ambos os casos, é preciso da assinatura de dois médicos na declaração de óbito para que se realize o processo de cremação.


Benefícios da cremação


Diversos são os motivos que levam alguém a optar por uma cremação e seus benefícios são muitos. Um deles é sua rapidez e facilidade. O processo de cremação é rápido e leva pouco tempo para a sua realização.

Além disso, a cremação é feita de forma higiênica, sendo realizada juntamente com a caixa funerária e evitando que uma contaminação grave ocorra.

A cremação também contribui para a redução de problemas de espaços, já que muitos cemitérios sofrem com a falta de vagas e a dificuldade de obter novas áreas para o funeral.


Morte por vírus: a cremação será necessária?


Na China, mais de 14 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus, um surto que vem assustando todo o mundo desde o seu anúncio.

Como forma de evitar que o vírus se espalhe, o governo chinês proibiu a prática de funerais para os infectados, obrigando a realização de cremação e impedindo o transporte dos restos mortais entre diferentes regiões.

Esse fato pode refletir no Brasil, já que a nossa legislação também defende a cremação como forma de defesa pela saúde do país. Segundo a Lei Nº 6.015, Art. 77 – § 2º, a cremação pode ser obrigatória caso seja definido pela saúde pública, a fim de evitar algum tipo de contaminação que seja nocivo à sociedade.

Mesmo muito distante do Brasil, a notícia da China revela que a cremação pode se tornar algo muito requisitado para os próximos anos, além de reiterar a sua importância e benefícios para a saúde da população.


Escolha a melhor opção para o serviço funerário


Com mais de 25 anos no mercado, a funerária San Matheus está preparada para oferecer o melhor serviço para a sua necessidade.


Saiba mais sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone: (61) 4042-7199, ou mande um e-mail para atendimento@funerariasanmatheus.com.

Telefone Funerária San Matheus

Copyright © 2020 Funerária San Matheus
 

E-mail Funerária San Matheus