top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Existe etiqueta e comportamento adequado em um velório?

Ir a um velório não é algo que desejamos, mas certamente faz parte da vida de qualquer pessoa.


Em certas ocasiões nos despedimos de entes queridos. Em outras, prestamos solidariedade a amigos que perderam alguém. Nem sempre é fácil se portar em um velório, já que é um momento bastante delicado.

Porém, algumas dicas de comportamento podem ajudar a passar por um funeral com mais tranquilidade. Confira!


Ao chegar ao velório


Ao chegar a um velório, é importante cumprimentar a todos os presentes. Caso não conheça uma pessoa ou um determinado grupo pode-se fazer um aceno respeitoso. Em relação aos parentes e pessoas mais próximas da pessoa falecida é importante prestar solidariedade.


Nestes casos, vale um abraço mais apertado e palavras de conforto quando achar necessário. Algumas pessoas gostam de enviar flores ou outros adereços prestando homenagem à família e ao falecido. Neste caso, vale consultar a família antes para saber se é permitido fazer isso no local.


Nem sempre as pessoas sentem desejo de conversar durante o velório. Outras já preferem manter uma conversa para quebrar o gelo. O importante é respeitar o desejo dos presentes, especialmente os mais próximos da pessoa falecida.


Vale lembrar que é de bom tom chegar cedo para passar mais tempo com as pessoas em luto. Isso faz a diferença em um momento difícil como esse.


Dicas de comportamento adequado durante o velório


Algumas dicas são importantes para tornar o momento mais tranquilo. A primeira é prestar atenção ao tom de voz e evitar falar muito alto. Conversas animadas com risadas também devem ser evitadas. Lembre-se que é um momento de tristeza não só para a família conhecida, mas para outros presentes no local.


É muito importante também desligar o celular. Isso mostra respeito à ocasião. Outro lembrete importante é: nada de fotografias. O momento não combina com nenhum tipo de registro fotográfico nem filmagem.

Em relação à vestimenta, o ideal é utilizar roupas discretas e confortáveis. Nada que chame muito a atenção como decotes ou roupas curtas.


As pessoas mais próximas do falecido geralmente não sentem fome durante o velório. Porém, é importante que se mantenham ao menos hidratadas. Vale, portanto, oferecer água e alimentos leves de tempos em tempos.

Chorar e se emocionar faz parte deste momento e não há problema nisso. Porém, caso sinta que não está conseguindo se controlar é importante se retirar do local por um tempo. Uma boa dica é respirar fundo, hidratar-se e voltar quando estiver mais calmo.


Por fim, vale lembrar que caso haja algum ritual religioso ou oração, o respeito é fundamental. Caso não se sinta confortável basta permanecer em silêncio até o final.


Ao fim do velório


Antes de deixar o local é de bom tom se despedir dos presentes. O mesmo comportamento da chegada é desejado, ou seja, um cumprimento mais afetuoso às pessoas mais próximas do falecido.

Se possível ofereça ajuda para algum processo burocrático ou situação que precise ser resolvida. Vale também oferecer um ombro amigo e se mostrar disponível caso as pessoas enlutadas precisem de companhia nos próximos dias.


Para saber mais sobre este assunto entre em contato conosco pelo telefone 61-4042-7199 ou envie um e-mail para atendimento@funerariasanmatheus.com e receba maiores informações.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page