BLOG

  • Funerária San Matheus

Que tipo de flores escolher para um velório?

Atualizado: Nov 3

Levar flores a um velório é uma tradição cultivada há milênios e que está presente em diversas culturas. As plantas servem como uma homenagem à pessoa falecida, e demonstram o respeito e carinho que familiares e amigos têm por esse indivíduo. As flores podem ser oferecidas em arranjos, corbélias ou coroas, e adornam o caixão ou o restante da sala onde a pessoa está sendo velada.


Contudo, cada planta possui um significado especial e são usadas para representar sentimentos diferentes. Neste artigo, ajudaremos você a escolher que tipo de flores mandar a um velório e demonstrar condolências e estima ao indivíduo falecido e familiares.


Margaridas e Gérberas


A margarida é uma planta vinda dos continentes europeu e asiático, enquanto a gérbera tem origem na África do Sul. Porém, esses dois tipos de flores podem ser utilizados com propósitos semelhantes, para representar sentimentos como pureza, inocência e simplicidade. É por estarem associadas a essas virtudes, também, que margaridas e gérberas amarelas são bastante comuns em velórios infantis.


As margaridas, ainda, simbolizam a criatividade, o afeto e a paz. Por sua vez, as gérberas (usadas nas cores branco, vermelho, rosa, laranja e violeta) também denotam beleza, charme, nobreza, amor e sensibilidade.


Girassóis


Ao contrário de espécies florais associadas à juventude, o girassol é muito utilizado em cerimoniais fúnebres de idosos, pois representa a longevidade. Essa flor também é profundamente relacionada a sentimentos como lealdade, dignidade e respeito, sendo muito recomendada a homenagens de entes queridos.


Lisiantos e Copos de Leite


Essas duas plantas costumam ser oferecidas aos velórios femininos. Lisiantos são originários de regiões desérticas dos Estados Unidos e México, e possuem coloração azul, rosa ou branca. Representando sensibilidade, sofisticação e elegância, são muito utilizados na confecção de coroas florais.


Já os copos de leite representam pureza, inocência, calma, equilíbrio e paz. Essa flor de origem africana também possui significado religioso, pois denota ligação com o sagrado e iluminação espiritual. A planta é sazonal, florescendo no inverno.


Lírios


Os lírios possuem origem na Europa, América e Ásia (sendo mais comuns na China e no Japão) e podem ter significados múltiplos, dependendo da cultura. Alguns sentimentos associados a essas flores são nobreza, discrição, inocência e zelo. A planta também pode ser usada para representar amor eterno.


Arranjos e coroas florais feitas com lírios podem ser utilizados em velórios de crianças ou adultos.


Antúrios e Cravos


Apesar de antúrios e cravos possuírem origens diferentes (Colômbia e sul da Europa, respectivamente), ambas as flores são utilizadas em velórios masculinos.


O antúrio é bastante relacionado à autoridade, confiança, imponência, desapego, iluminação, fortuna e luxo.

Enquanto isso, os cravos possuem diferentes significados, dependendo da cor escolhida. Para cerimônias fúnebres, as variações mais indicadas são brancas (pureza e inocência), vermelhas (respeito, admiração e amor) e rosas (gratidão e lembrança).


Crisântemos e Kalanchoês


Essas espécies florais podem ser usadas para decorar o local da cerimônia de velório, bem como o túmulo da pessoa falecida. São plantas bastante resistentes ao tempo e condições climáticas variadas, por isso são úteis para cemitérios.


Crisântemos são algumas das flores mais utilizadas em velórios e também são bastante comuns em homenagens em Dia de Finados. Originária da Ásia, essa planta representa perfeição, simplicidade, sinceridade e simboliza a vida completa. Já as kalanchoês são consideradas as flores da felicidade, utilizadas para oferecer conforto e amparo àqueles em luto.


Tanto crisântemos e kalanchoês são encontradas em diversas colorações, servindo a homenagens bonitas e delicadas.


Rosas


Uma das flores mais tradicionais em velórios, a rosa possui significados diferentes, de acordo com a cor escolhida para o arranjo ou coroa. As mais usadas para homenagear entes queridos são brancas e vermelhas. Enquanto as primeiras denotam paz, calma, harmonia, inocência, pureza, lealdade e espiritualidade, as últimas representam respeito, carinho, amor, paixão e coragem.


Ao escolher o tipo de flor para levar a um velório, é preciso ter clareza no tipo de sentimentos e significados que você quer transmitir com a homenagem. É importante, também, verificar se a decisão não desrespeita a religião ou cultura da pessoa falecida, seus familiares e amigos. Ter sensibilidade, cuidado e carinho é essencial para pensar na melhor opção de arranjos, corbélias ou coroas florais.


Se você está interessado em serviços de floricultura para velórios, conheça a Funerária San Matheus. Localizada em área nobre de Brasília, oferecemos preparação para cerimônia fúnebre com atendimento especializado e flores naturais em todas as épocas do ano. Entre em contato conosco pelo telefone e deixe seu e-mail para receber mais informações.

Telefone Funerária San Matheus
E-mail Funerária San Matheus

Copyright © 2020 Funerária San Matheus