top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Serviço funerário para cremação ou sepultamento, há diferenças?

O momento de despedida de um ente querido deve ser feito de forma especial e respeitosa. Muitas pessoas ficam em dúvida quando optam por serviço funerário para cremação ou sepultamento, a fim de deixar a família ciente antes da morte.

Antes de escolher, é importante que saibamos alguns detalhes sobre cada processo. Sabemos que há diferentes perspectivas em relação à forma como os enlutados lidam com as perdas.

Por isso, fizemos este post com diversas informações sobre cada tipo de serviço. Confira:


O que dizem as religiões sobre cremação ou sepultamento?


A Igreja Católica optava apenas pelo sepultamento, até 1963, quando o Papa Paulo VI reconheceu a cremação como digna, sendo autorizada pela Igreja.

Cristãos evangélicos também optam pelos dois formatos de despedida de seus entes queridos, raras situações, nas quais vertentes mais tradicionais preferem o sepultamento, mas não há proibições.

Espíritas não se opõem a nenhuma forma de serviço funerário, a exigência se dá apenas pelo aguardo de 72 horas, pela crença da ligação entre corpo e o espírito.

Já para os hindus, a cremação simboliza um tipo de purificação, sendo a forma usada pelos adeptos dessa religião.


Como funciona a cerimônia de despedida e homenagens posteriores


Em relação às cerimônias de despedida, não há diferenças, visto que nos dois contextos a cerimônia acontece junto às devidas celebrações de cada religião normalmente. Há diferenças em detalhes que dizem respeito às religiões e a cultura de cada país.

Já as homenagens que ocorrem depois das despedidas, são diferentes, visto que, em caso de sepultamento, existe o túmulo para levar flores e visitar o ente querido. Em caso de cremação, também existem opções, alguns optam por espalhar as cinzas, outros desejam manter a urna em locais específicos ou em casa.

Para quem deseja guardar os restos mortais dos familiares, mas não querem deixar na urna, há opções modernas, como transformar em diamantes, que ajudam a ter um objeto dedicado a lembranças.


Como optar por cremação e suas vantagens para o meio ambiente


Cremações podem ser feitas apenas quando autorizadas ainda em vida pelo falecido, seja de maneira verbal a seus familiares que por sua vez documentarão tal desejo ou de forma escrita em declaração pública em cartório manifestando o desejo de ser cremado. Em casos de morte acidental ou violenta, a cremação acontece apenas por meio de Autorização Judicial. É importante que as pessoas que desejam esse tipo de despedida deixem antecipado todo o trâmite burocrático.

Por outro lado, se levarmos para o ponto de vista da preservação do meio ambiente, a cremação é a melhor opção. Isso porque não necessita de espaço após as despedidas e o processo não apresenta fumaça nociva e poluentes.

Como vimos, não há escolha melhor, mas a que se encaixa de forma mais adequada ao desejo do falecido e de seus entes queridos. É importante respeitar o desejo deixado anteriormente, a fim de prestar uma cerimônia apropriada.

A fim de evitar quaisquer dúvidas, é interessante optar por planos funerários completos, estipulando cada etapa da despedida, para que a família esteja pronta a satisfazer cada vontade.

Caso você queira saber mais sobre os nossos serviços, não deixe de entrar em contato por telefone (61) 4042-7190 Plantão 24 horas!

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page