BLOG

  • Funerária San Matheus

Você sabia? Os casos de Covid podem realizar velório após 20 dias da contaminação!

Após 20 dias da manifestação dos sintomas de Covid 19, já não há transmissão do vírus, o que significa que, em alguns casos, pode sim ocorrer velório das vítimas. saiba mais! A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe uma série de acontecimentos e limitações para o cotidiano.

Algo que vem afetando as pessoas é a impossibilidade de prestar velório aos seus entes queridos que faleceram devido a doença.

Entretanto, não é de conhecimento comum , que em alguns casos específicos, é sim possível realizar a cerimonia, estando a família ciente e orientada quanto ao respeito de todo o protocolo, principalmente quanto as regras de distanciamento social, uso de máscara e limite de pessoas que podem estar autorizadas a acompanhar este momento.


Para que se entenda melhor em quais situações são aplicáveis, acompanhe nosso blog e publicações como esta.


Nível de gravidade do Covid-19


O coronavírus se manifesta com diferentes intensidades em cada pessoa, e isso afeta diretamente a sua capacidade de transmissão da doença e, consequentemente, a possibilidade dela ser ou não enterrada de forma tradicional; É importante sabermos que existem atualmente quatro classificações da doença: leve, moderada, grave,e imunossupressão severa.


  • A leve diz respeito a manifestações da doença que incluem sintomas, como febre, tosse e dores de garganta, mas sem que haja nenhum tipo de sintoma respiratório.

  • Já o nível moderado inclui certa interferência no sistema respiratório.

  • Quanto mais o sistema respiratório é comprometido, mais grave é a manifestação da doença. Portanto, o nível grave/crítico dizem respeito a essa piora nos sintomas respiratórios.

  • Já a imunossupressão severa é uma classificação específica para pessoas que possuem enfermidades que comprometem o sistema imunológico, como HIV e câncer.


Como saber se um ente querido pode ser ou não enterrado de maneira convencional?


Conhecendo as classificações da doença, temos que ter em mente duas informações: pacientes com nível leve ou moderado de coronavírus podem transmitir o vírus em até 10 dias após o início dos sintomas. Enquanto isso, aqueles que possuem a doença em níveis mais graves em aproximadamente até 20 dias após o início dos sintomas.


Com essas informações, caso o falecido extrapole o período de transmissão, pode-se receber uma cerimonia de velório, sendo essa uma informação relevante, para aqueles que perderam um ente querido, evitando a perda da oportunidade tão preciosa de se despedir.


Como realizar o velório de um paciente de Covid?


Primeiro, deve-se ter segurança acerca da quantidade de dias desde a manifestação dos sintomas, pois ela é quem dará condições quanto a real impossibilidade de propagação da doença.

Solicitar orientações aos médicos também é parte desse processo importante para conseguir a liberação do velório, pois são os profissionais aptos a informarem de maneira mais precisa o quadro do paciente e o desenvolvimento do vírus em seu organismo.


Por fim, deve-se contratar a funerária que fará a cerimonia e colocará a burocracia em dia. Desta forma, a família e amigos do ente querido falecido poderá se despedir e prestar suas homenagens da melhor maneira possível.

Na San Matheus você tem a garantia de um velório com tratamento humanizado e com todo o respeito que essa ocasião necessita. Entre em contato conosco através do número (61) 4042-7199 atendimento 24 horas!

Posts Relacionados

Ver tudo