top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Você sabia? Os casos de Covid podem realizar velório após 20 dias da contaminação!

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Após 20 dias da manifestação dos sintomas de Covid 19, já não há transmissão do vírus, o que significa que, em alguns casos, pode sim ocorrer velório das vítimas. saiba mais! A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe uma série de acontecimentos e limitações para o cotidiano.

Algo que vem afetando as pessoas é a impossibilidade de prestar velório aos seus entes queridos que faleceram devido a doença.

Entretanto, não é de conhecimento comum , que em alguns casos específicos, é sim possível realizar a cerimonia, estando a família ciente e orientada quanto ao respeito de todo o protocolo, principalmente quanto as regras de distanciamento social, uso de máscara e limite de pessoas que podem estar autorizadas a acompanhar este momento.


Para que se entenda melhor em quais situações são aplicáveis, acompanhe nosso blog e publicações como esta.


Nível de gravidade do Covid-19


O coronavírus se manifesta com diferentes intensidades em cada pessoa, e isso afeta diretamente a sua capacidade de transmissão da doença e, consequentemente, a possibilidade dela ser ou não enterrada de forma tradicional; É importante sabermos que existem atualmente quatro classificações da doença: leve, moderada, grave,e imunossupressão severa.


  • A leve diz respeito a manifestações da doença que incluem sintomas, como febre, tosse e dores de garganta, mas sem que haja nenhum tipo de sintoma respiratório.

  • Já o nível moderado inclui certa interferência no sistema respiratório.

  • Quanto mais o sistema respiratório é comprometido, mais grave é a manifestação da doença. Portanto, o nível grave/crítico dizem respeito a essa piora nos sintomas respiratórios.

  • Já a imunossupressão severa é uma classificação específica para pessoas que possuem enfermidades que comprometem o sistema imunológico, como HIV e câncer.


Como saber se um ente querido pode ser ou não enterrado de maneira convencional?


Conhecendo as classificações da doença, temos que ter em mente duas informações: pacientes com nível leve ou moderado de coronavírus podem transmitir o vírus em até 10 dias após o início dos sintomas. Enquanto isso, aqueles que possuem a doença em níveis mais graves em aproximadamente até 20 dias após o início dos sintomas.


Com essas informações, caso o falecido extrapole o período de transmissão, pode-se receber uma cerimonia de velório, sendo essa uma informação relevante, para aqueles que perderam um ente querido, evitando a perda da oportunidade tão preciosa de se despedir.


Como realizar o velório de um paciente de Covid?


Primeiro, deve-se ter segurança acerca da quantidade de dias desde a manifestação dos sintomas, pois ela é quem dará condições quanto a real impossibilidade de propagação da doença.

Solicitar orientações aos médicos também é parte desse processo importante para conseguir a liberação do velório, pois são os profissionais aptos a informarem de maneira mais precisa o quadro do paciente e o desenvolvimento do vírus em seu organismo.


Por fim, deve-se contratar a funerária que fará a cerimonia e colocará a burocracia em dia. Desta forma, a família e amigos do ente querido falecido poderá se despedir e prestar suas homenagens da melhor maneira possível.

Na San Matheus você tem a garantia de um velório com tratamento humanizado e com todo o respeito que essa ocasião necessita. Entre em contato conosco através do número (61) 4042-7199 atendimento 24 horas!

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page