top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Aquamação, a alternativa ecológica de cremação com água.

A cremação tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Quem acredita que existe apenas um jeito de cremar, está muito enganado.


Na verdade, existem métodos que utilizam inclusive água no processo.


Surpreso? Pois é, essa é a Aquamação e nós já vamos te explicar como esse método funciona.


preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.

CREMAÇÃO TRADICIONAL

No formato de cremação tradicional, é preciso estar atento ao tipo de caixão escolhido. Pois existem algumas regras aos quais se deve estar atento, há materiais que não podem ser levados para a câmara de incineração.

No método tradicional da cremação, o caixão ao invés de ser levado para o jazigo é levado para a sala refrigerada. Em seguida, ele é colocado inteiro dentro do forno no qual será submetido a uma temperatura de 1.200 °C.


O processo dura até 2 horas e restam apenas algumas partículas que em seguida são trituradas e se transformam nas cinzas que são colocadas na urna escolhida pela família.


AQUAMAÇÃO OU BIOCREMAÇÃO

Esse tipo de cremação também é conhecido como hidrólise alcalina ou cremação líquida.

É um método similar a cremação, mas sem fogo e sem a emissão de gases na atmosfera. Para isso, o corpo é submerso em uma mistura de água e hidróxido de potássio até que se dissolva totalmente. O que sobra desse processo são apenas os ossos.

Em seguida eles são secos e pulverizados em uma máquina. Os restos são entregues para a família e eles podem fazer como fariam com as cinzas.

Existem outros crematórios que criam seus próprios métodos com o intuito de reduzir a emissão de gases na atmosfera. No entanto, não é um outro tipo específico. Mas, a tendência é que surjam cada vez mais métodos similares a este, pois a preocupação com o meio-ambiente tem crescido dia após dia.



QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS?

A principal diferença é com relação ao método como a “cremação" ocorre. Ao contrário do que muitos imaginam, o fogo não é a única alternativa.

Isso talvez atraia ainda mais a atenção das pessoas que pensam em realizar a cremação, mas não gostam de como o método mais tradicional funciona. Ou, não gostam da ideia de contribuir com a emissão de gases na atmosfera.

No entanto, muitas pessoas gostam da ideia de serem cremadas e não veem problema com o método tradicional. Se esse é o seu caso, nós da Funerária San Matheus podemos te ajudar!


Auxiliamos em todo o processo antes, durante e após a cremação.


 

Se você tem dúvidas sobre como funciona o procedimento, quais são os documentos e autorizações necessárias, clique aqui e fale conosco. Temos um time trabalhando 24h para sanar todas as suas dúvidas!


San Matheus, serviços funerários humanizados.
San Matheus, serviços funerários humanizados.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page