A despedida de uma pessoa querida sempre é um momento delicado e de reflexão sobre as experiências compartilhadas. As famílias e os amigos se reúnem para lembrar os momentos vividos e partilhar o sentimento de luto que esse adeus traz.
É nessas horas que se faz necessário diminuir todas as preocupações que envolvem esse processo de partida. Há importantes decisões a serem tomadas e ter ajuda para simplificar as demandas burocráticas pode ser fundamental. As funerárias podem auxiliar nas dúvidas sobre as cerimonias e as diferenças entre sepultamento e cremação.
O momento que sucede a notícia da perda de um ente querido é de tristeza e de confusão. Temos tendência a agir com as nossas emoções e as questões de ordem prática podem se tornar um terrível incomodo. Nessas horas, é confortante ter auxílio de pessoas treinadas e que têm empatia por nossos sentimentos.
Qual a diferença entre sepultamento e cremação?
Nos funerais com sepultamento, após a cerimônia de despedida, o caixão é conduzido até a lápide onde será sepultado. É comum que o funeral ocorra no mesmo local onde será realizado o enterro, mas também podem ocorrer em locais separados, sendo necessário contratar uma empresa para o translado do caixão após o fim do funeral.
Quando a família escolhe pela cremação, seja por vontade própria ou por um pedido da pessoa que faleceu, é realizado o funeral e após a despedida, o corpo é conduzido para o crematório. Após a cremação, as cinzas são preparadas para serem entregues a família, isso ocorre após 48 horas e podem ser direcionadas a casa dos parentes ou podem ser retiradas no local.
Como é a cerimônia com sepultamento?
Há muitos processos que devem ser realizados após o falecimento de uma pessoa. Além de toda parte legal, existem as questões práticas, como:
Escolha do cemitério;
Agendamento de data e horário para o funeral e para o enterro;
Espaço físico para receber as pessoas que gostariam de se despedir;
Escolha do caixão, flores, sepultura, jazigo;
Organização da cerimonia para o último adeus.
Como é a cerimônia na cremação?
Para cerimonias que preveem cremações, há alguns passos que devem ser seguidos, por exemplo, é necessário comunicar ao hospital onde foi constado o óbito para que alguns procedimentos sejam realizados, poderá ser necessário também apresentar autorização judicial para cremação, acordar os passos junto ao crematório, reservar local para o funeral e o translado do caixão.
Apesar das diferenças entre sepultamento e cremação, nos dois casos haverá necessidade de realizar encaminhamentos que podem tornar esse momento ainda mais conturbado. Uma possibilidade é contratar os serviços de uma funerária que realize todos os preparativos para que a família possa se despedir sem se preocupar com burocracias.
A funerária San Matheus oferece amparo completo para todos os preparativos necessários, cuidando dos tramites burocráticos que não necessitam dos familiares e auxiliando nas ocasiões que apenas uma pessoa com parentesco pode realizar. O atendimento é realizado 24 horas e pode ser realizado contato através do telefone (61) 4042-7199 ou pelo WhatsApp.
Comments