BLOG

  • Funerária San Matheus

Como lidar com o luto em tempos de pandemia

Atualizado: Nov 3

Processo de luto não é de fácil assimilação e enfrentamento, podendo ser destrutivo em muitos casos. Apesar da ideia comum de que a única certeza da vida é a morte, nenhum ser humano está preparado para lidar com a dor de perder alguém querido.


Em tempos de pandemia mundial e aumento no número de mortes, se torna mais difícil lidar com esse momento. Diante de um cenário tão assustador, algumas atitudes são essenciais para lidar com o luto sem prejudicar a sua saúde mental.


Como enfrentar o processo de luto em tempos de pandemia mundial


Processo de luto ocorre após a perda de alguém a quem se amava, seja ou não da família. É muito comum que existam diversas fases desse processo até que a pessoa comece a aceitar e se acostumar com a situação.


Em um momento tão maléfico para a saúde mental das pessoas, lidar com o luto se torna ainda mais difícil, por isso algumas atitudes são primordiais para atravessar tudo de uma maneira mais saudável:



1. Saber acolher a dor:

Parece irônico falar em acolhimento da dor quando ela é a responsável por tanto sofrimento nas nossas vidas, mas a verdade é que ela precisa ser sentida e é fundamental respeitar isso.


Quem perder alguém querido durante a pandemia, independentemente da sua causa, deve respeitar a sua própria dor e vivenciar esse momento.


Portanto, é essencial chorar, desabafar e deixar florescer todos aqueles sentimentos impostos pela dor, pois isso aproxima do enfrentamento do luto.



2. Ser gentil consigo mesmo:


Muitas pessoas costumam se sentir culpadas por não terem demonstrado afeto o suficiente ou por chorarem tanto após a morte.


Para o período do luto, é essencial ser gentil consigo mesmo e não se culpar tanto, não se cobrar tanto e fazer somente o que é da sua responsabilidade, respeitando seus sentimentos e o seu tempo de superação.



3. Evitar o excesso de notícias:

Saber das notícias é fundamental em um momento como esse, afinal, estamos vivenciando uma pandemia mundial, porém, o excesso de informações tem um impacto muito negativo na vida de determinadas pessoas.


Quem está vivenciando o processo de luto deve evitar o excesso de notícias, jornais e informações, pois podem ser maléficos nesse momento e aproximar do adoecimento mental.


É necessário ressaltar que se deve buscar por atividades que promovam bem-estar físico e mental.


Realizar atividades físicas, ler um livro e comer algo que se gosta irão funcionar como uma válvula de escape e te afastarão dos hábitos nocivos e autodestrutivos, portanto, coloque essas ações em prática sempre que estiver disposto.



Impossibilidade dos funerais e suas consequências


A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) trouxe consigo a impossibilidade de serem realizados os velórios e funerais de maneira habitual, devido ao alto risco de contágio do vírus.


Diante da impossibilidade das despedidas de seus entes queridos, muitas pessoas podem adquirir um adoecimento psicológico decorrente de toda a dor ocasionada por essa situação.


É essencial que cada pessoa saiba compreender esse momento e superar dentro das suas possibilidades. Em muitos casos, a ajuda psicológica é primordial para o processo de recuperação e enfrentamento do luto.


Importância da ajuda psicológica


Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, não devemos enfrentar tudo sozinhos e não se deve forçar esse processo quando não se está conseguindo. Buscar ajuda psicológica pode ajudar muito no processo de luto dentro da pandemia, além de ser fundamental na prevenção de doenças como: síndrome do pânico, ansiedade e depressão.


Muitos profissionais estão realizando atendimentos online e presenciais, no caso de urgências. Se essa for uma necessidade sua, não hesite em procurar ajuda e apoio em um momento tão difícil.


Entre em contato conosco, por meio do telefone 61-4042-7178 e cadastre o seu e-mail para receber mais informações sobre os nossos serviços:

Telefone Funerária San Matheus
E-mail Funerária San Matheus

Copyright © 2020 Funerária San Matheus