BLOG

  • Juliana Alves

Flores: você sabe o que elas realmente significam em um velório?

Levar flores é a forma mais comum de prestar homenagens em um velório. Este é um hábito existente a milênios, e se mantém como um dos maiores símbolos dos ritos fúnebres.

Mas, afinal, você já parou para pensar de onde vem essa tradição? E o mais importante: o que exatamente ela significa? Neste artigo, você vai descobrir o que a coroa de flores representa no velório e o significado de cada espécie utilizada nas honras fúnebres.

Significado do uso das flores para velório

A origem do uso de flores em velórios não é propriamente consensual. Alguns especialistas apontam que, inicialmente, as sepulturas com flores eram feitas para afastar animais dos túmulos. Outra versão é a de que as coroas de flores substituíram as chamadas cartas de condolências, que tradicionalmente eram enviadas para as famílias.

De toda forma, o atual significado das flores nos velórios remete muito mais ao carinho e respeito à pessoa que partiu. Até mesmo o formato circular das coroas não é casual: a tradição advém da Grécia e Roma Antiga, onde a forma remete à infinitude, da mesma forma na qual o falecido permanecerá na memória de todos que o cercavam, como familiares e amigos.

Também é comum atualmente que a coroa carregue uma faixa, em que mensagens de condolências são escritas à família e demais pessoas próximas ao ente querido.


Importância desta tradição


Flores costumam despertar emoções positivas nas pessoas, não à toa, são usadas em celebrações como casamentos e outras cerimônias. Obviamente, no contexto de um velório, representa um consolo, bem como uma esperança de que a pessoa que partiu possa descansar em paz.

Não menos importante, a própria beleza da flor também é uma representação do quão especial foi a passagem da pessoa falecida na Terra, relembrando todas os momentos em que pudemos partilhar juntos.


Flores mais utilizadas em velórios


O que você talvez não saiba é que, além do significado geral do uso de flores nos velórios, cada espécie de planta também carrega uma mensagem simbólica que representa algo único.


Entre as utilizadas temos:

- Copo de leite: de origem africana, a espécie está atrelada à calma, tranquilidade e pureza;

- Crisântemo: espécie mais utilizada nos funerais, tem origem asiática e simboliza a vida completa, a sinceridade e as forças opostas do universo. Não à toa, resiste a diferentes temperaturas;

- Gérbera: estão bastante associadas à pureza das crianças, além da essência do amor;

- Girassol: transmite respeito e longevidade, sendo bastante usado para homenagear pessoas mais velhas;

- Lírios: representa a nobreza e o amor eterno na coroa de flores;

- Margarida: outra opção bastante popular na coroa, a espécie tem vários significados, como sensibilidade, afeto e paz;

- Rosa Branca: representa harmonia, inocência e um desejo de paz aos enlutados.

A San Matheus possui um serviço funerário diferenciado, que inclui, além da floricultura, disponibilidade de traslado aéreo e outras ações. Entre em contato pelo (61) 4042-7199 ou pelo nosso e-mail atendimento@funerariasanmatheus.com e conte com o respeito e credibilidade de quem é referência no segmento há 25 anos.

Telefone Funerária San Matheus
E-mail Funerária San Matheus

Copyright © 2020 Funerária San Matheus