top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Flores: você sabe o que elas realmente significam em um velório?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Levar flores é a forma mais comum de prestar homenagens em um velório. Este é um hábito existente a milênios, e se mantém como um dos maiores símbolos dos ritos fúnebres.

Mas, afinal, você já parou para pensar de onde vem essa tradição? E o mais importante: o que exatamente ela significa?


Neste artigo, você vai descobrir o que a coroa de flores representa no velório e o significado de cada espécie utilizada nas honras fúnebres.


Você sabe o significados das flores em um vélorio?

SIGNIFICADO DO USO DAS FLORES PARA O VELÓRIO

A origem do uso de flores em velórios não é propriamente consensual. Alguns especialistas apontam que, inicialmente, as sepulturas com flores eram feitas para afastar animais dos túmulos.


Outra versão é a de que as coroas de flores substituíram as chamadas cartas de condolências, que tradicionalmente eram enviadas para as famílias.

De toda forma, o atual significado das flores nos velórios remete muito mais ao carinho e respeito à pessoa que partiu. Até mesmo o formato circular das coroas não é casual: a tradição advém da Grécia e Roma Antiga, onde a forma remete à infinitude, da mesma forma na qual o falecido permanecerá na memória de todos que o cercavam, como familiares e amigos.

Também é comum atualmente que a coroa carregue uma faixa, em que mensagens de condolências são escritas à família e demais pessoas próximas ao ente querido.


IMPORTÂNCIA DESSA TRADIÇÃO

Flores costumam despertar emoções positivas nas pessoas, não à toa, são usadas em celebrações como casamentos e outras cerimônias. Obviamente, no contexto de um velório, representa um consolo, bem como uma esperança de que a pessoa que partiu possa descansar em paz.

Não menos importante, a própria beleza da flor também é uma representação do quão especial foi a passagem da pessoa falecida na Terra, relembrando todas os momentos em que pudemos partilhar juntos.


FLORES MAIS UTILIZADAS EM VELÓRIOS

O que você talvez não saiba é que, além do significado geral do uso de flores nos velórios, cada espécie de planta também carrega uma mensagem simbólica que representa algo único.


Entre as utilizadas temos:

  • Antúrio: Essa flor exótica originária da Colômbia, representa confiança, desapego e autoridade, por isso muitas vezes é escolhida para velórios de pessoas mais velhas, principalmente na questão de colegas ou amigos de trabalho.

  • Copo de leite: De origem africana, a espécie está atrelada à calma, tranquilidade e pureza. A flor copo de leite é símbolo de paz e sua presença é dita como tranquilizante. Já sua espádice amarela significa felicidade, prosperidade e elevação espiritual;

  • Crisântemo: Espécie mais utilizada nos funerais, tem origem asiática e simboliza a vida completa, fidelidade, sinceridade, otimismo, alegria e longa vida e as forças opostas do universo. Não à toa, resiste a diferentes temperaturas;

  • Gérbera: Estão bastante associadas à pureza das crianças, além da essência do amor e a beleza da vida e energia positiva da natureza. Em muitas ocasiões elas também estão relacionadas com o sucesso, sendo oferecidas para congratular alguém pelo seu recente sucesso;

  • Girassol: Transmite respeito e longevidade, sendo bastante usado para homenagear pessoas mais velhas. Essa flor também é profundamente relacionada a sentimentos como lealdade, dignidade e respeito, sendo muito recomendada a homenagens de entes queridos;

  • Lírios: O lírio é uma das flores mais comuns em cerimônias fúnebres e está relacionado à pureza e à inocência, bem como a nobreza e o amor eterno na coroa de flores. Dessa forma, a presença dessa flor em velório remonta à crença na renovação da alma da pessoa que partiu. O lírio também transmite um sentimento de paz e tranquilidade à cerimônia;

  • Margarida: Outra opção bastante popular na coroa, a Margarida é originária dos continentes asiático e europeu, onde a espécie tem vários significados, como sensibilidade, afeto e paz, inocência, juventude e pureza, além de ser considerada a flor das crianças;

  • Orquídeas: A orquídeia é associada à sexualidade e beleza feminina, além de poder possuir diversos significados, alguns deles são: desejo, amor, luxúria, força, luxo, beleza e/ou perfeição. A corea de flores com orquídeas são as mais refinadas e transmitem muita força no momento do velório. Cada cor tem um significado distinto:

- A orquídea rosa ou lilás é considerada a flor da sedução;

- A vermelha significa desejo sexual;

- A branca é considerada amor puro;

- A amarela pode significar amor erótico;

- E a mais rara, a orquídea negra mostra poder e autoridade.

  • Rosa Branca: Originária da Ásia, as rosas são consideradas as flores mais populares do mundo, desde a antiguidade. As rosas brancas podem ter diversos significados, como, reverência, pureza, esperança, respeito, espiritualidade, humildade, amor eterno, lealdade, honra, inocência, além de segredo, sigilo, silêncio e paz.

 

A San Matheus possui um serviço funerário diferenciado, que inclui, além da floricultura, a disponibilidade de traslado aéreo e outras ações. Entre em contato pelo (61) 4042-7199 ou pelo WhatsApp e conte com o respeito e credibilidade de quem é referência no segmento há mais de 28 anos.

A San Matheus possui um serviço funerário diferenciado, que inclui, além da floricultura, a disponibilidade de traslado aéreo e outras ações.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page