BLOG

  • Péricles Dourado

Saiba como lidar melhor com o luto infantil

Atualizado: Nov 3

Para adultos e crianças, a morte é um processo difícil. Entretanto, a forma de cada um lidar com o luto é completamente diferente. Para os pequenos, a situação pode ser ainda mais angustiante.


Crianças se expressam e sofrem de outras maneiras. Como pais e/ou responsáveis, é essencial saber identificar os sinais para guiá-los durante o processo do luto infantil.


Por isso, listamos 4 técnicas de apoio, que podem auxiliar os pequenos a lidar com a dor.


1. Honestidade em primeiro lugar


É fundamental dizer a verdade sobre o ente querido, de forma clara e simples.

No entanto, segundo Robin Goodman, Ph.D, psicóloga clínica, é importante medir quais informações a criança é capaz de absorver, mediante a idade e personalidade da mesma.

Estreitar os laços é primordial no processo do luto infantil. Ainda de acordo com Goodman, a abordagem ideal é a discussão aberta. Essa troca de confiança fortalece o vínculo entre os pais/responsáveis e a criança.



2. Expresse suas emoções


Na tentativa de demonstrar força, os adultos tendem a esconder suas emoções das crianças. No entanto, essa atitude pode ter o efeito oposto, pois os pequenos costumam ser um espelho das nossas ações.

Sendo assim, é emocionalmente saudável expressar seus sentimentos de forma tranquila e investir, novamente, no diálogo aberto. Por outro lado, reações explosivas ensinam às crianças formas prejudiciais de lidar com a dor.


3. Ouça com amor


Crianças costumam ter dúvidas peculiares e certa dificuldade em assimilar o real significado da morte.

Os pequenos podem demonstrar preocupações físicas com o ente querido e realizar perguntas como, por exemplo, “O vovô vai vir no meu aniversário?” entre outras.

Portanto, ainda que seja um processo difícil para ambos os lados, é fundamental ouvir todas as questões com amor e paciência. Na medida do possível, é aconselhável adotar uma postura receptiva.

Não é necessário ter todas as respostas, mas é essencial estar disponível e desempenhar um papel de amparo ao decorrer do luto infantil.



4. Aprenda a interpretar os sinais


Crianças buscam formas de manifestar suas emoções e nem sempre é por meio das palavras.

É necessário manter uma atitude vigilante. Concentre-se em ouvir e observar para poder interpretar possíveis sintomas comportamentais.


Para auxiliar nesse caminho, listamos alguns sinais do luto infantil:

  • Carência: a criança pode ficar mais apegada, cobrar atenção em tarefas que é apta a realizar sozinha e apresentar relutância em sair de perto dos pais/responsáveis;

  • Culpa: a criança pode desenvolver o sentimento de culpa em relação a morte do ente querido;

  • Hábitos comportamentais: a criança pode apresentar uma mudança drástica ou tênue no comportamento.


Alguns sinais, no entanto, são mais graves, como explosões emocionais, falta de disciplina, dificuldade de interação social entre outros fatores.

Nos casos acima, é importante contar com a presença de um profissional qualificado para direcionar os próximos passos a serem adotados.


Esperamos que o conteúdo desenvolvido neste post possa auxiliar a trajetória daqueles que passam por um momento tão delicado.

Para saber mais a respeito do nosso trabalho, entre em contato conosco por telefone (61) 3326-0302 ou por e-mail: atendimento@funerariasanmatheus.com!


Telefone Funerária San Matheus
E-mail Funerária San Matheus

Copyright © 2020 Funerária San Matheus