top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Conheça como funciona a necromaquiagem

Após a morte, a pessoa que faleceu passa por um processo de tanatopraxia, ou seja, uma série de técnicas que preparam o corpo para o velório e para o sepultamento. Uma dessas técnicas é a necromaquiagem.


Continue lendo para entender a importância dessa etapa em um momento tão sensível.


Também conhecida como maquiagem funerária, a necromaquiagem não está limitada ao rosto da pessoa. Será aplicada em qualquer parte que fique exposta durante o velório, como mãos e braços. Dependendo da causa do falecimento, a pessoa pode apresentar marcas e hematomas em outras áreas visíveis.


Objetivos da necromaquiagem


A necromaquiagem tem como principal objetivo homogeneizar a pele cobrindo hematomas ou ferimentos, reduzindo o impacto para família e amigos do falecido. Deixá-lo com a aparência melhor torna o processo um pouco menos doloroso, além de afastar a lembrança da causa da morte, pelo menos por um momento.

Outro objetivo é suavizar o rosto da pessoa para lembrar um estado de sono. O processo de decomposição do corpo pode tornar a pele humana mais amarelada ou arroxeada, por isso o necromaquiador aplica técnicas que transformam as áreas expostas, dando um aspecto mais próximo ao que a pessoa tinha em vida.


Processos delicados


Para exercer essa função é preciso ser capacitado para aplicar os métodos corretos. A funerária em Brasília conta com uma equipe especializada pronta para seguir todos os procedimentos necessários, como:


• Conversa com familiares;

• Identificação do tipo de maquiagem necessária;

• Hidratação da pele nas áreas expostas;

• Realização da necromaquiagem.


Ter uma conversa com a família é o primeiro passo para um trabalho bem feito que atinja o principal objetivo da profissão: tornar a despedida menos dolorosa. São os familiares que passam informações particulares (a cor de um batom muito usado pela pessoa, por exemplo) e que podem, inclusive, ceder uma foto da pessoa querida em vida.

Apenas um profissional capacitado poderá fazer a melhor escolha entre os tipos de necromaquiagem, que são:


Necromaquiagem natural: indicada para casos sem nenhum tipo de deformação no rosto e pode ser feita com materiais semelhantes aos utilizados para pessoas vivas, porém com maior duração e de marcas específicas para o setor.


Necromaquiagem corretiva: indicada para casos mais traumáticos, como afogamentos e mortes violentas que tendem a deixar ferimentos e hematomas mais profundos. Nesses casos, técnicas mais complexas são exigidas, incluindo métodos de reconstituição facial.

A pele fria dificulta a aderência da maquiagem, por isso existe a necessidade de hidratação pré-maquiagem. Evidentemente muito produto é gasto para cobrir adequadamente a pele e realizar todos os tratamentos necessários.


Escolha os melhores serviços


Como você pode ver, a necromaquiagem é um serviço sério e de extrema importância, afinal será a última lembrança do falecido para todos os que o amam. Escolher uma equipe de qualidade é cuidar do emocional de todos.

A funerária San Matheus, localizada na área nobre de Brasília, presta serviços para sepultamento, cremação ou traslado. Entre em contato pelo telefone (61) 40427199 com atendimento 24hrs e cadastre seu e-mail no nosso site para receber informações sobre todos os serviços.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page