top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Dia dos Mortos: saiba mais sobre essa tradição fúnebre

O Dia dos Mortos, ou Dia de Finados, é uma data em que as pessoas costumam visitar cemitérios e/ou sepulturas de entes queridos com o objetivo de homenageá-los com flores e outros objetos, ou, mesmo, apenas para visitá-los e matar um pouco a saudade.

Jazigos no DF

No Brasil, o Dia de Finados é comemorado em 2 de novembro.


A origem do dia dos mortos é mais antiga do que você imagina, o dia dos mortos antecede a chegada dos europeus nas Américas.


Essa festividade nasceu na cultura indígena e foi celebrada por diversos povos, como exemplo a sociedade maia, asteca e zapoteca.


A integração religiosa começou durante o tempo colonial, quando as celebrações das culturas indígenas foram combinadas com as tradições católicas, trazendo o dia dos mortos no calendário cultural cristão.


Como já destacamos, no Brasil este dia é comemorado em 2 de fevereiro, quando as pessoas viajam para suas cidades para visitar os túmulos de entes queridos que não fazem mais parte deste mundo.

  • SIMBOLOS E OBJETOS

No Dia dos Mortos ou Finados diversos símbolos ou objetos são utilizados para comemorar a data.

Abaixo destacamos os principais:

  • Flores: é comum que as pessoas que visitam túmulos deixem flores para os entes queridos ou amigos como uma forma de lembrar deles e homenageá-los.

Tanto isso é verdade que, se você for a um cemitério, poderá encontrar vários buquês de rosas junto as sepulturas.

  • Velas: não apenas flores são deixadas nos túmulos de pessoas que partiram, mas também velas.

Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido que partiu, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor, e é por isso que muitas pessoas acendem velas para seus entes queridos.

  • Fotos: é bastante comum também as pessoas deixarem fotos de entes queridos junto aos túmulos como uma forma de reviver lembranças e mostrar a importância delas em sua vida.

  • Roupas pretas: a roupa preta, como muitos sabemos, é utilizada em sinal de luto.

Por se tratar do dia dos mortos, é comum que as pessoas usem pretos para indicar seu sentimento de luto pela pessoa que já não se encontra mais neste mundo.

  • DICAS PARA HOMENAGEAR ENTES QUERIDOS NO DIA DE FINADOS

Existem várias maneiras de homenagear entes queridos no Dia de Finados. Conheça algumas:

Deixar uma mensagem de carinho, lembrando sua importância. Essa é uma atitude que traz paz para o coração das pessoas que ficaram neste mundo.


O Dia dos Mortos é uma data importante em nosso calendário cultural.

E devemos aproveitar esse momento para homenagear os nossos entes queridos que já não estão mais entre nós.

 

A Funerária San Matheus é a escolha certa no momento mais delicado de sua vida.

Ela pode cuidar de tudo para que você possa prestar uma linda e incrível homenagem para seu ente querido.


Estamos sempre dispostos a oferecer o melhor serviço funerário. Ficou alguma duvida? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page