top of page
Image by Danilo Batista

BLOG San Matheus

  • Foto do escritorSan Matheus Funerária

Jazigo familiar: por que ele é importante?

Atualizado: 27 de dez. de 2023

Parece uma ironia, mas é verdade. Uma das horas mais difíceis que a vida traz é a da morte. Ela vem e não avisa, nos pega de surpresa; Por isto, estar preparado é o ideal, além de tudo, por causa dos contratempos que um funeral pode envolver. E a melhor forma de evitar problemas, é possuir um jazigo familiar.


Quem já perdeu um ente e precisou tomar uma série de decisões sobre o enterro sabe que elas são muitas e exigem rapidez.


Os jazigos familiares são espaços para o sepultamento exclusivo de membros de uma família. Existem os jazigos perpétuos e temporários falaremos sobre a importância em adquirir um jazigo familiar e benefícios trazidos para os enlutados. Confira!


Jazigos familiares, entenda a importância deles

Os Jazigos perpétuos são aqueles que são efetivamente comprados e dão direito ao uso definitivo e a qualquer tempo.


Já os Jazigos temporários garantem uma permanência de 3 a 5 anos e, após esse período, é feita a exumação e armazenamento dos restos em outra urna, mais compacta.


PREVENÇÃO

A principal vantagem da compra de um jazigo familiar é a prevenção. Um exemplo de situação que pode ocorrer é, por exemplo, um revés financeiro pelo qual a família passa por ocasião do falecimento. Se isto acontecer, talvez os jazigos públicos sejam a única solução possível.


A importância do jazigo familiar também se mostra no triste caso de falecimento múltiplo. Os procedimentos relativos ao sepultamento ficam minimizados, o que não ocorreria em um cemitério público. Como se trata de um benefício que se estende a toda a família, o jazigo familiar garante mais tranquilidade para que se possa tomar outras decisões.


REDUÇÃO DE CUSTOS

Os procedimentos para realização do velório e do enterro não costumam ser baratos. Conservação do corpo, compra da urna funerária e translado, se pagos todos de uma única vez, pode pesar bastante; A compra antecipada de um jazigo familiar reduz bastante os custos. Como pode ser pago ao longo do tempo, acaba não resultando em várias despesas altas ao mesmo tempo na hora do sepultamento.


REDUÇÃO DA BUROCRACIA

Se lidar com questões burocráticas em qualquer momento da vida já é desgastante, imagine numa circunstância como a perda de alguém que amamos; É muito inconveniente.


Certidão de óbito, papeladas para liberação do corpo para o velório e outros trâmites não são bem-vindos nessa hora. Assim, ter um jazigo familiar alivia as dificuldades burocráticas por já estar pronto para receber o ente querido.


INDEPENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Geralmente, os serviços públicos possuem uma grande demanda por atendimentos em várias áreas, como saúde e educação. Não é diferente com os serviços funerários.


Nesses casos, como uma forma de evitar, os jazigos familiares entram em cena, pois podem atuar preventivamente contra a falta de vagas nos cemitérios públicos, o que pode ocorrer principalmente em cidades cuja população é muito grande.


Manter a família unida mesmo após a morte é uma questão importante para muitas pessoas. Assim, prevenir, sem muito esforço financeiro e sem burocracias é uma escolha bastante racional e correta.

 

Para mais informações sobre os jazigos familiares, entre em contato conosco pelo telefone (61) 4042-7199 ou pelo Whatsapp.


Saiba mais sobre jazigos familiares

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page